Página Temática - Servidor

08/03/2017 11:50

PrevBahia debate planejamento financeiro em curso para novos servidores do MP-BA

A Fundação de Previdência Complementar dos Servidores Públicos do Estado da Bahia (PrevBahia) participou do Curso de Adaptação Funcional para Novos Servidores do Ministério Público, ocasião em que o diretor-presidente da instituição, Jeremias Xavier, esclareceu dúvidas sobre o regime de previdência complementar e enfatizou a importância do planejamento financeiro para garantir a qualidade de vida na fase da aposentadoria.

“Os recursos que investimos atualmente na Previdência são voltados para despesas que teremos a longo prazo. Não se deve olhar para esse dinheiro como solução para uma crise, por exemplo”, disse Xavier, durante o evento, na terça-feira (7), na sede do MP/BA, no bairro de Nazaré, em Salvador. Sem fins lucrativos, a PrevBahia é uma entidade fechada de previdência complementar dotada de autonomia administrativa, financeira, gerencial e patrimonial, vinculada à Secretaria da Administração do Estado (Saeb).

De forma dinâmica e com público atento, ele mostrou ainda as vantagens de aderir ao plano de benefícios administrado pela entidade, conversou sobre melhores formas de investimento e rendimento e permitiu que os novos servidores tirassem várias dúvidas.“Eu já tive previdência complementar e meu dinheiro ainda está aplicado. Contudo, nossa sociedade não possui a cultura da poupança e as pessoas não acompanham o andamento dos próprios recursos”, afirmou um dos participantes do curso, o assistente técnico Valnei da Cruz Santos.

Com o propósito de buscar reverter este cenário da falta de educação previdenciária, a palestra teve como principal objetivo conscientizar os novos servidores sobre a necessidade de prevenir-se para lidar com imprevistos no futuro. Pioneira no Nordeste, a Fundação tem o objetivo de estabelecer um vínculo confiável e transparente com os servidores, uma vez que eles têm fundamental participação no negócio, não só relativa aos investimentos, mas principalmente por possuírem representatividade nos Conselhos Fiscal e Deliberativo, podendo eleger 50% dos membros ou até mesmo candidatarem-se como conselheiros.

Vantagens

O plano PB Civil oferecido pela PrevBahia apresenta vantagens em relação aos programas de previdência comuns. A depender do perfil ao qual for encaixado, o servidor pode ter direito à contrapartida do Estado (até 8,5%) sobre a sua contribuição. Ou seja, para cada R$1 investido pelo participante, o Estado aplica também o mesmo valor.

Todos os servidores que optarem pela adesão também contam com um benefício fiscal de 12% na declaração do Imposto de Renda, que já fica retido na fonte ao realizar contribuições para o plano. Além disso, estarão à sua disposição relatórios periódicos de como estão sendo investidos os recursos, qual é a rentabilidade, quais são os riscos associados aos investimentos, entre outras informações, no site da Fundação, de forma prática e acessível.

Para aderir ou tirar dúvidas sobre a PrevBahia, o servidor pode entrar em contato com a Fundação pelos telefones (71) 3034-1605 / 3035-1605 ou email faleconosco@prevbahia.ba.gov.br. A entidade também atende presencialmente o servidor na sala 817 do Empresarial Thomé de Souza, número 3244, Avenida ACM.

Fonte: Ascom PrevBahia
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.