Destaques

20/03/2017 12:50

BCS promove ações de saúde e empoderamento em Fazenda Coutos

Em homenagem ao mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (8 de março), a Base Comunitária de Segurança (BCS) do bairro de Fazenda Coutos, em Salvador, montou uma programação voltada especialmente para o público feminino. A partir desta segunda (20) e até a próxima quinta-feira (23), as mulheres da comunidade têm acesso gratuito a palestras, emissão de carteira de trabalho, aferição de glicemia e pressão, entre outros serviços.

As ações são realizadas na sede do Centro de Referência e Assistência Social (Cras), parceiro da BCS nas atividades. Com o tema ‘Empoderamento Feminino’, a Semana da Mulher de Fazenda Coutos inclui palestras sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e a importância da alimentação, além de temas como acesso à rede de atendimento às mulheres em situação de violência e a autonomia feminina.

O público ainda pode participar de oficinas com dicas de autoestima, estética e automaquiagem, além de conferir, na quinta-feira (23), uma apresentação musical do projeto Primeiro Som, promovido pela base comunitária. As ações acontecem sempre das 8h às 13h, em parceria também com as secretarias estaduais do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e de Políticas para as Mulheres (SPM).

Segundo a comandante da BCS de Fazenda Coutos, tenente Carla Souza, a Semana da Mulher integra uma série de atividades de prevenção realizadas pelo policiamento comunitário no bairro. “O que nós fazemos aqui é prevenir que essas pessoas estejam em situação de vulnerabilidade social maior, a partir do acesso a emprego, atenção psicossocial e serviços de saúde. Entendemos que quanto mais vulneráveis, no sentido de acesso à cidadania e serviços diversos, mais suscetíveis as pessoas estão para a prática de crimes ou violência”, explica a comandante.

Foto: Elói Corrêa/GOVBA
Tenente Carla Souza é a comandante da Base Comunitária de Segurança de Fazenda Coutos
Foto: Elói Corrêa/GOVBA)

Integração com a polícia

Para quem participa das ações e projetos promovidos pela base de segurança, a proximidade dos policiais militares com a comunidade do bairro muda a mentalidade acerca da polícia. É o que acredita a jovem Carol Negreiros. Atualmente trabalhando como modelo, ela foi eleita a primeira Garota BCS de Fazenda Coutos.

“Eu nunca tinha tido envolvimento com a base até participar do concurso e começar a perceber que era bem diferente do que eu já havia escutado, sobre a polícia não ter relação com o cidadão. Pelo contrário, o trabalho da base quebra esse tabu e todo mundo aqui adora esse trabalho que eles fazem, que dão muitas oportunidades, assim como foi comigo”, conta a modelo.

Repórter: Anna Larissa Falcão

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.