Página Temática - Cidadão

10/04/2017 16:10

Neojiba realiza turnês por 11 bairros da capital e interior

O projeto 'Turnês dos Núcleos' levará música para as comunidades onde estão sediados os 11 Núcleos de Prática Orquestral e Coral do programa Neojiba. As apresentações acontecem nas praças e espaços comunitários dos bairros, como escolas, creches, centros de saúde, asilos e instituições da rede de proteção social. Centenas de crianças, adolescentes e jovens - integrantes dos Núcleos do Neojiba - participam do projeto.

A primeira turnê será no bairro de Pirajá, nesta segunda-feira (10), na Escola General Labatut. A iniciativa segue para a Praça General Labatut, também em Pirajá, neste sábado (15), às 13h30; para a Unidade de Saúde Familiar Antônio Lazzarotto, em Plataforma, no dia 19, às 13h; para o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de São Bartolomeu, no dia 20, às 14h; e para a Escola Estadual Teodoro Sampaio, em Pirajá, no dia 26, às 15. No dia 22, às 13h30, a turnê volta a passar pela Praça General Labatut.

“Queremos fortalecer vínculos com as comunidades onde atuamos. As turnês também são um desafio para os integrantes e a equipe pedagógica de cada um dos nossos núcleos”, explica o gerente pedagógico do Neojiba, Fabien Lerat. Os Núcleos do Neojiba atendem cerca de 1,7 mil crianças, adolescentes e jovens em todo o estado, na faixa etária de 4 a 29 anos.

Foto: Taylla de Paula/Neojiba
(Foto: Taylla de Paula/Neojiba)

Em maio, o projeto estará em Salvador, no Bairro da Paz, e em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Em junho, a iniciativa chega no bairro Nordeste de Amaralina e à Federação. Em julho, o Núcleo Antônio Gasparini realiza a turnê em Feira de Santana, no centro norte do estado.

Em agosto, é a vez do distrito de Trancoso, no município de Porto Seguro, na região sul. Em setembro, a turnê será realizada no bairro de Itapagipe, em Salvador, e no município de Simões Filho. O projeto encerra em outubro - mês de aniversário dos 10 anos do Neojiba - no bairro de Nazaré, em Salvador.

Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado, os Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba) tem por objetivo promover o desenvolvimento e a integração social, prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. É uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS).

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.