Página Temática - Cidadão

26/06/2017 20:40

Moradores de rua e usuários abusivos de drogas tem festa de São João

Uma festa de São João levou alegria para pessoas que geralmente não são lembradas. Pessoas em situação de rua e usuários abusivos de drogas participaram do arraiá Sou Nordeste, Cabra da Peste! promovido pelo programa Corra pro Abraço, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) na Praça Tiradentes (conhecida como Praça das Mãos), no Comércio, nesta segunda-feira (26). Brincadeiras para as crianças, comidas típicas, distribuição de preservativos e outras atividades atraíram um público animado que se divertiu no início da noite.

Frequentador da praça, Astharsheeraw da Costa Conceição, 26 anos, conhecido como Neto, gostou da festa e disse que há quatro anos acompanha as atividades da equipe do Corra pro Abraço na praça. “Foi o programa que me ajudou a tirar documentos, a procurar atendimento médico. E eu também era usuário de drogas. Hoje não bebo, não uso mais crack, nem maconha”.

Edilúcia Meneses, 53 anos, mora na rua há 11 anos. “Esta é a primeira festa de São João que eu participo este ano. E só teve porque o Corra pro Abraço lembrou da gente. É bom porque a gente relembra os tempos de criança, de adolescente, as músicas, traz muitas recordações. Neste momento, a gente só lembra de coisa boa”.

Na terça Feira (27) será a vez do evento animar o Largo dos Mares, na quarta (28) a Baixa do Fiscal e na quinta-feira (29) o Aquidabã. Segundo a coordenadora pedagógica do programa Trícia Calmon, o Corra pro Abraço promove intervenções urbanas de três em três meses nos lugares em que atua em Salvador. São atividades com convidados, músicas, brincadeiras, para que estes espaços sejam ocupados com ações para ajudar a valorizar essas pessoas.

Trícia explica que, ao longo do mês de junho, foram realizadas discussões sobre a identidade nordestina e questões de discriminação. “Trouxemos essas referências para as ruas. Então hoje aqui temos comidas típicas, brincadeira de roda, forró, leitura de cordel, corrida de saco, e várias outras. Tudo isso sem perder de vista a redução de danos, por isso fazemos a distribuição, por exemplo, de preservativos para essas pessoas que vivem neste contexto de uso de drogas ou que vivem nas ruas”

O Programa Corra pro Abraço é uma iniciativa da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e atua em Salvador, Lauro de Freitas e Feira de Santana. Em quatro anos já realizou mais de 80 mil atendimentos voltados para pessoas em situação de vulnerabilidade, fazendo a ponte destas pessoas com serviços públicos de saúde, assistência, educação e jurídicos.



Repórter: Raul Rodrigues
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.