Página Temática - Cidadão

03/07/2017 11:10

Mutirão de Cirurgias contempla 749 pessoas da região de Teixeira de Freitas

O Mutirão de Cirurgias encerrou, na última sexta-feira (30), a etapa realizada em Teixeira de Freitas, oportunidade que beneficiou a população de mais 14 municípios da região. A etapa, que começou com as pré-consultas, de 3 a 18 de maio, nos municípios de Caravelas, Itamaraju, Prado, Medeiros Neto e Teixeira de Freitas, finalizou com a realização de 749 cirurgias (hérnias: umbilical, inguinal e epigástrica; histerectomia e colecistectomia). Destas, 563 foram realizadas no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas e 186 no Hospital de Prado.

Além de Teixeira de Freitas, foram atendidas pessoas que aguardavam para fazer essas cirurgias, residentes em Nova Viçosa, Mucuri, Caravelas, Itabatã, Itamaraju, Jucuruçu, Alcobaça, Prado, Itanhem, Vereda, Medeiros Neto, Lajedão e Ibirapuã. As prefeituras foram responsáveis por garantir o acesso dos pacientes às cidades onde as cirurgias foram realizadas.

O Mutirão de Cirurgias foi lançado em setembro do ano passado pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), com a meta de atender gratuitamente a 13 mil baianos no período de um ano. Toda a estrutura para o atendimento vai desde a pré-consulta à realização do procedimento e o acompanhamento do paciente após a cirurgia.

Para o secretário da saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, este programa é uma excelente oportunidade para que as pessoas que estão aguardando há muito tempo para a realização desses procedimentos possam, finalmente, fazê-los e ficarem tranquilos em relação à sua saúde. “Este é mais um trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado para atender a carência de procedimentos cirúrgicos que, às vezes estão distantes do cidadão”, complementa o secretário.

Atualmente, as equipes do Mutirão de Cirurgias estão realizando as cirurgias nas regiões de Jacobina e Senhor do Bonfim. A próxima etapa será na região de Brumado, já na próxima semana.

Fonte: Ascom/Sesab
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.