Baianos do bodyboard iniciam disputa de segunda etapa no Chile do Circuito Mundial de Bodyboard nesta semana

17/05/2024

Uri Valadão e Gabriel Braga, respectivamente segundo e terceiro do ranking mundial, viajaram para o país sul-americano com passagens aéreas concedidas pela Sudesb

 

Entre os três melhores do mundo no bobyboard pelo ranking atual da IBC Bodyboarding World Tour, Uri Valadão e Gabriel Braga disputam a terceira etapa do circuito mundial a partir desta sexta-feira, 17, em Antofagasta, no Chile. Essa é a segunda etapa no país após a etapa de Iquique. Eles viajaram para ambas as competições com a concessão de passagens aéreas através da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Foto de Uri Valadão

Foto: Arquivo pessoal

O bodyboard baiano é destaque com Uri em 2º lugar e Gabriel em 3º do ranking, atualmente, que conta os últimos quatro eventos. Em 2023, os dois melhores brasileiros ao final do ranking também eram os baianos, com Gabriel em 11º e Uri em 15º. O diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, pontua a importância da atuação da Sudesb para garantir que os baianos possam competir nos grandes eventos e conseguir boas colocações.

“Já percebemos que os baianos têm muito talento no bodyboard mundial pelos últimos resultados. Nós conseguimos garantir a participação deles nos grandes eventos com a concessão de passagens aéreas para aproveitar esse talento e levar o nome da Bahia para o mundo. A nossa expectativa, que já está sendo comprovada com o ranking atual, é de melhorar cada vez mais à medida que damos mais apoio”, comenta Vicente.

Até o próximo dia 26 de maio, as disputas acontecem nas ondas de Antofagasta em cinco categorias. Na categorial principal do evento, Pro Men Division, Uri e Gabriel devem entrar na água para valer apenas no domingo, 19, ou na segunda-feira, 20.

Vindos da disputa em Iquique, Uri melhorou o ranking, subindo para o 2º lugar, após a conquista do terceiro lugar na primeira etapa chilena. Já Gabriel, mesmo perdendo posições após não ficar entre os dez melhores, segue com boas expectativas para a segunda etapa em território chileno. Ele era o 1º do ranking mundial antes de embarcar para o Chile e planeja retomar a dianteira.

“Eram ondas que eu e Uri conhecíamos bastante. Mas, não tive um bom resultado. Fico muito feliz de outro baiano ter tido um grande resultado. Ter nós dois no top três é um feito imenso para o estado e para o país. Estamos focados e treinando bastante. Sem a Sudesb, realmente, nada disso seria possível”, aponta Gabriel. 

 

Ascom Sudesb
Maurício Viana
17.05.2024