Projeto Renova Cacau é tema de reunião entre a Sema e o Centro Integrado do Cacau, em Ilhéus

13/03/2024

Com a proposta de melhorar o sistema de cultivo de cacau e alavancar os lucros do produtor, com responsabilidade social e ambiental, o projeto Renova Cacau foi tema de encontro durante cerimônia técnica realizada na última terça-feira (12), no Centro Integrado do Cacau – CIC, em Ilhéus. A Secretaria do Meio Ambiente (Sema), que esteve presente no evento como convidada e parceira do projeto, testemunhou os relatos das experiências brilhantemente conduzidas e relatadas pelas equipes técnicas e científicas e produtores nativos que trabalharam nesta primeira etapa no estado da Bahia e no Pará. 

O objetivo do encontro foi apresentar os resultados finais do projeto, com foco no aumento de renda e no fortalecimento das cadeias de valor do cacau por meio da introdução e melhoria de sistemas agroflorestais de cacau nos biomas Amazônia e Mata Atlântica. Foram destacadas as diversas ações empreendidas pelo projeto, que incluem iniciativas de pesquisa, capacitação de produtores e promoção de práticas sustentáveis. 

O Projeto Renova Cacau não se limita apenas à produção de cacau. Uma parte significativa envolve a identificação e o aproveitamento dos produtos da floresta local, incentivando sua incorporação na nutrição regular das pessoas que habitam a região.

O coordenador de Ações Estratégicas, Luíz Araújo, explica que o nome Renova Cacau se trata justamente da renovação desses cacaueiros e sinaliza quais métodos foram usados durante o processo. “Além da pesquisa, você tem um movimento de apoio na produção, formação de produtores. Foram trazidos os produtores, que foram capacitados e receberam assistência técnica rural, aprendendo as melhores práticas para a produção do cacau, com responsabilidade ambiental, social e econômica. Também foram trazidas mulheres para esse processo, um ambiente que é extremamente masculino. Uma parte também desse projeto que envolve ensinar, identificar quais são os produtos da floresta local e cozinhar, produzir alimentos com esses produtos, incentivando que esses produtos sejam inseridos na nutrição regular das pessoas que moram na região”, afirma o gestor.

Além do trabalho de incentivo, o Renova Cacau também trabalha com o aperfeiçoamento da cadeia produtiva do cacau, sobretudo no processamento deste fruto (e seus derivados) e na prática  tecnicamente apropriada de conhecimento e reconhecimento da vasta diversidade de alimentos regionais da flora local. Uma das características marcantes citadas no encontro foi o envolvimento ativo da comunidade local, incluindo produtores e mulheres, em um ambiente historicamente masculino. 

Também presente na cerimônia, o assessor especial da Sema, Aldo Carvalho, explica que os produtores foram capacitados a receber assistência técnica rural, adotando as melhores práticas para a produção de cacau com responsabilidade ambiental, social e econômica. “O projeto é especialmente importante na medida em que proporciona farto material científico gerado a partir de estudos sobre o manejo desta tão importante cultura para as regiões baixo sul, sul e extremo sul que, historicamente padecem de impactos provocados por diferentes tipos de pragas, destacando aqui a famosa vassoura de bruxa”, diz Aldo, que ainda elogia o trabalho executado junto às cozinheiras da região cacaueira e reforça as experiências relatadas com os diferentes tipos de manejo: “um nobre e belíssimo trabalho foi realizado, com vistas ao aproveitamento destes alimentos e sua inserção no mercado de restaurantes e na alimentação escolar. O trabalho contou com a participação de renomados chef’s de cozinha e produziu efeitos formidáveis, além da elevação da autoestima dessa população interiorana, sobretudo feminina”.

Ao destacar o sucesso do Renova Cacau, a cerimônia não apenas celebrou as conquistas alcançadas, mas também inspirou esperança para o futuro da produção de cacau na região sul do estado. Na oportunidade, os especialistas da Sema salientaram a importância da presença do estado ao longo do processo, para contribuições na indicação de investimentos com caráter socioambiental replicável, produtivo e ecologicamente apropriado, além de novas e importantes articulações com as instituições de cooperação no sentido de firmar acordos e prospectar novos desafios.

 

Sobre o Projeto 

O Renova Cacau é uma iniciativa da Mondelez, em parceria com a Cooperação Alemã/GIZ, que financia uma série de ações voltadas à produção do chocolate e da melhoria dos seus processos naturais que visa transformar a produção de cacau na região sul do estado. O principal foco é na pesquisa, entendendo quais são os critérios para uma boa atividade produtora de cacau e o que pode ser feito para garantir a sustentabilidade financeira, econômica e ambiental da produção desses cacaueiros, alguns velhos e outros novos.

Anexos: