Governador



rui costa


Rui Costa

Nascido em Salvador, no dia 18 de janeiro de 1963, Rui Costa dos Santos viveu a infância e a juventude no bairro da Liberdade. É filho do metalúrgico Cloves dos Santos e da dona de casa e doceira Maria Luzia Costa dos Santos, falecida em 1995. A trajetória de seus pais, especialmente de sua mãe, o inspirou aos estudos e ao início à vida política. Estudou do primário à universidade em escola pública. Na Escola Técnica Federal da Bahia, formou-se como técnico em Instrumentação Industrial. Ele iniciou a vida profissional e sindical no Polo Petroquímico de Camaçari. É graduado em economia pela Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Dedicou-se, na década de 80, a ajudar a fundar o Partido dos Trabalhadores na Bahia ao lado do ex-governador Jaques Wagner. O primeiro mandato político de Rui foi como vereador de sua cidade (2000), quatro anos depois, conquistou a reeleição (2004).

No ano de 2007, o então governador Wagner convidou Rui para assumir a Secretaria de Relações Institucionais da Bahia (Serin). Em 2010, foi eleito deputado federal com 212 mil votos. Licenciou-se do mandato de deputado para assumir a chefia da Casa Civil da Bahia, no ano de 2012, quando atuou diretamente na implantação de programas de infraestrutura e logística, muitos realizados em parceria com o governo federal, como Água para Todos, Luz para Todos e o Minha Casa Minha Vida. Rui é casado com Aline Peixoto, com quem teve Marina e Malu . Também é pai de Aline  e Caio.


Recomendar esta página via e-mail: