05/06/2018 - 15:11

Hemóveis iniciam mês de junho com atendimento em seis cidades

Para se aproximar do doador e ampliar a cobertura do serviço de doação de sangue, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) realiza campanhas de coletas externas em diversas cidades do estado. Salvador, Santa Inês, Laje, Amargosa, Presidente Dutra e Feira de Santana recebem o equipamento de coleta itinerante nesta semana, a fim de fortalecer os estoques de hemocomponentes.

A fundação conta com a sensibilização da população para coletar o maior número possível de bolsas de sangue e regularizar os estoques, que estão em nível crítico atualmente. Os interessados também podem aproveitar a presença dos Hemóveis para realizar o cadastro no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Em Salvador, o atendimento é realizado no Salvador Shopping e no Hospital Martagão Gesteira, desta terça (5) a sexta-feira (8).

O município de Santa Inês recebe a unidade móvel nesta terça (5), na Câmara de Vereadores, localizada na Praça Coronel Luiz Vieira Coelho. Em Presidente Dutra, o atendimento foi iniciado nesta terça (5) e segue até quinta-feira (7), Praça Lia Barreto, no Centro. Em seguida, na quarta (6), será a vez de Laje recebe o Hemóvel na Praça Lomanto Junior, no Centro.

Na quinta-feira (7), a unidade móvel da Hemona estaciona em Amargosa, na Rua Getúlio Vargas, em frente à Igreja Matriz. Encerrando a semana, o atendimento na sexta (8) será em Feira de Santana, no estacionamento do Núcleo Regional de Saúde (antiga Dires).

Nos dias de atendimento, os Hemóveis precisam interromper as atividades por uma hora para alimentação da equipe - o horário da pausa pode variar de acordo com o fluxo de doadores. O cadastro de doadores será encerrado assim que completar a capacidade máxima de atendimento diário.

Requisitos para doação

Para doar sangue, os candidatos devem ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional. Além disso, deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado e tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura.

Doar sangue é simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador. Candidatos à doação de sangue que tenham sido vacinados recentemente contra a gripe ficam inaptos por 48 horas, a contar da data da vacinação.

Fonte: Ascom/Hemoba