Pesca

Pescadores de Arembepe recebem R$ 107 mil para conserto de embarcações

Os pescadores que tiveram suas embarcações destruídas durante um temporal que atingiu a comunidade de Arembepe, no município de Camaçari, em julho de 2019, terão a oportunidade de um recomeço. A Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), liberou R$ 107 mil para a reforma dos barcos.
 
Os recursos serão repassados para a colônia de pescadores Z-14, que ficará responsável por providenciar o conserto de nove embarcações.

Bahia Pesca apresenta novos resultados de análise do pescado

A Bahia Pesca concluiu mais uma rodada de análise dos pescados coletados nas cidades baianas atingidas pela mancha de óleo que afeta o Nordeste. Realizado pelo Laboratório de Estudos do Petróleo (Lepetro), da Universidade Federal da Bahia (Ufba), o estudo indica que 99% dos animais avaliados não estão contaminados com hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA) em níveis acima dos adotados pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) como seguros.

Criação de tilápia é um dos destaques dos destaques da Bahia Pesca na Fenagro 2019

A tilapicultura – criação de tilápia em cativeiro – será um dos destaques da Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro 2019), em Salvador. O evento será realizado entre os dias 23 de novembro e 1º de dezembro, e contará com três estandes voltados à atividade. A cadeia produtiva da tilápia será exposta nos estandes da Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura do Estado (Seagri), por meio de painéis informativos, tanque de criação com mais de 20 mil litros de água, e área de comercialização. A exposição será realizada todos os dias, das 9h às 21h.

Bahia Pesca convoca pescadores do Baixo Sul afetados pelo óleo

Pescadores do Baixo Sul da Bahia, afetados pela mancha de óleo que atinge o Nordeste, devem ficar atentos à programação de cadastramento da Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri). O órgão está promovendo um levantamento dos pescadores atingidos. 
 
As informações serão enviadas ao Ministério da Agricultura, para que o Governo Federal desenvolva políticas compensatórias emergenciais.

Bahia Pesca divulga postos de cadastramento de pescadores na RMS

Pescadores de Salvador, Vera Cruz e Itaparica, que foram afetados pela mancha de óleo que atinge o Nordeste, devem ficar atentos à programação de cadastramento da Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura do Estado (Seagri). O órgão está fazendo um levantamento dos pescadores atingidos. As informações serão enviadas ao Ministério da Agricultura, para que o Governo Federal desenvolva políticas compensatórias emergenciais.

Bahia Pesca e Codevasf doarão 2,5 milhões de peixes até 2024

A Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura do Estado (Seagri), e a Codevasf - Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba - assinaram, nesta quinta-feira (31), um convênio que beneficiará milhares de baianos. As duas entidades distribuirão, até 2024, cerca 2,5 milhões de alevinos (peixes jovens) a famílias de piscicultores da região do Médio São Francisco.

Peixes e mariscos são vendidos com desconto no Terminal Pesqueiro da Ribeira

Na Semana Santa, a grande procura por peixes e mariscos faz com que os preços aumentem nas feiras e supermercados. Para garantir que o consumidor baiano tenha a ceia completa sem sentir o peso no bolso, até esta quarta-feira (17), a Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura do Estado (Seagri), realiza mais uma edição do Santo Pescado. No evento, que acontece no Terminal Pesqueiro da Ribeira, pescadores e marisqueiras vendem produtos com descontos de até 60%.

Beneficiamento de pescado no Terminal de Sobradinho cresce 10%

O Terminal Pesqueiro da Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura do Estado (Seagri), em Sobradinho, alcançou, em 2018, a marca de 1.300 toneladas de pescado beneficiados, número 10% maior que o obtido em 2017. O beneficiamento, realizado pela Cooperativa de Produção e Comercialização dos Derivados de Peixes de Sobradinho, agrega valor ao produto da pesca, que, ao invés de ser vendido ao natural, passa por um processo de refrigeração, evisceração e descamação para aumentar sua vida útil e realçar as partes nobres dos produtos.