Trânsito

Detran-BA reafirma parceria com despachantes em congresso da categoria

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) participou, no último sábado (9), no Centro de Convenções do Hotel Fiesta, em Salvador, do 13° Congresso dos Despachantes Documentalistas da Bahia. O evento reuniu especialistas em direito, economia e tecnologia.

Eles discutiram medidas para uma maior integração entre o poder público e os despachantes, com o objetivo de otimizar os serviços oferecidos ao cidadão, por meio de novas ferramentas tecnológicas. Os profissionais são contratados para o encaminhamento de documentos junto aos órgãos de trânsito.

Detran-BA vai usar sistema de reconhecimento facial para emissão da CNH

Está em fase final no Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) a implantação do processo de validação da emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), por meio do sistema de reconhecimento facial do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), integrado ao Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). O objetivo da medida é aumentar a segurança no procedimento e evitar fraudes.
 

Centro Interativo de Educação Infantil do Detran é reaberto na Semana Nacional de Trânsito

Após passar por uma reforma em instalações elétricas e hidráulicas e ganhar novos equipamentos, o Centro Interativo de Educação Infantil do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) foi reaberto nesta quarta-feira (18), na sede do órgão, na Avenida ACM, em Salvador. A iniciativa integra as ações da Semana Nacional de Trânsito (SNT). Até o próximo dia 25, o espaço recebe crianças de escolas públicas para atividades lúdicas sobre noções de tráfego.

Novas regras para a primeira carteira de habilitação já estão valendo

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) chama a atenção das autoescolas e dos candidatos à primeira carteira de habilitação para as mudanças na legislação. Passou a valer, nesta segunda-feira (16), a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) 778, que alterou o processo de formação de condutores.

Detran começa a aplicar novas regras do emplacamento criadas pelo Denatran

Quem comprar um carro usado não vai mais precisar trocar a placa cinza pela identificação veicular Mercosul, onde o novo modelo já está implantado, como é o caso da Bahia, pelo que previa norma anterior. Entrou em vigor, nesta terça-feira (27), a resolução do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) 780/2019, que estabelece as novas regras para o emplacamento.

Detran-BA é homenageado em encontro nacional de saúde das polícias e bombeiros militares

Redes de proteção, prevenção ao suicídio e combate ao estresse estão entre os temas do 22° Encontro Brasileiro de Saúde das Polícias Militares e Bombeiros Militares, que acontece no Centro de Convenções da Aeronáutica, no bairro de Ondina, em Salvador. O evento foi aberto na noite de quarta-feira (7), com a participação do comandante-geral da PM da Bahia, coronel Anselmo Brandão, e do diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), Rodrigo Pimentel.

Detran oferece perícia médica aos sábados, em parceria com clínicas de trânsito

Com o objetivo de zerar a demanda por perícia médica para pessoas com deficiência física, que pretendem obter ou renovar a carteira de habilitação, na capital, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) iniciou, neste sábado (27), o calendário de atendimento extra, em parceria com a Associação Bahiana de Clínicas de Trânsito (Abctran). O serviço alcançou 90 pessoas, que foram avaliadas pela Junta Médica Especial do Detran, na sede do órgão, localizada na Avenida ACM.

Detran firma acordo para zerar demanda reprimida por perícia médica

Em Salvador, mais de 800 pessoas com deficiência física que aguardam pela perícia médica no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) tiveram uma boa notícia, nesta terça-feira (16). O órgão firmou um acordo com a Associação Bahiana de Clínicas de Trânsito (Abctran), para zerar a demanda reprimida no setor de saúde.

Fiscalização do Detran e Polícia Militar garante segurança nas estradas

Entre as cidades mais procuradas no São João, Senhor do Bonfim, no centro norte baiano, foi alvo de blitz conjunta do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Polícia Militar, na sexta-feira (21). As abordagens alcançaram 227 pessoas e 134 veículos, com 50 autuações. Sete condutores foram flagrados alcoolizados.