Cultura

Devoção a Santo Antônio valoriza Patrimônio Cultural no Pelourinho

O Tríduo de Santo Antônio, devoção que celebra o ciclo junino com rezas para Santo Antônio em três dias, começou na terça e terminou na noite desta quinta-feira (13), data em que se celebra o dia oficial do santo casamenteiro. A programação no Centro Histórico - organizada pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), passou ao longo destes três dias por espaços como o Palácio do Rio Branco e a  Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. 

Tríduo de Santo Antônio abre temporada de festejos juninos

Santo Antônio abriu oficialmente os festejos juninos nesta terça-feira (11), no Pelourinho. Dividida em três partes, a abertura do Tríduo de Santo Antônio reuniu uma celebração religiosa, a Ópera Junina e o Encontro de Sanfoneiros. Promovida pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), órgão vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (Secult), a programação gratuita prossegue até quinta (13).
 
"Esse momento representa a manutenção das nossas tradições, da nossa cultura e da fé religiosa que o povo baiano tem.

Ipac apresenta exposição sobre “A cultura do Sertão” no Shopping Piedade

Desta terça-feira (11) até 29 de junho, o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) apresenta ao público a exposição “A Cultura do Sertão da Bahia”, numa parceria com o Shopping Piedade (Centro de Salvador). A mostra contém fotografias de Josué Ribeiro, Elias Mascarenhas e Bauer Sá; além de textos e objetos relacionados à indumentária dos vaqueiros. Na agenda da exposição, até o dia 29, estão oficinas de azulejaria, serigrafia, argila e exibição de documentários.

Projeto Cameratas da Osba leva música de câmara para diversos espaços de Salvador

O projeto Cameratas da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), formado pelos grupos Opus Lumen, Bahia Cordas, Quarteto Novo e Quadro Solar,  realiza em Junho uma nova série de 16 oportunidades gratuitas para o público interessado em conferir a programação de música de câmara da Osba. Entre os destaques do mês, o grupo Quarteto Novo que se apresenta já nesta terça-feira (4), às 16h30, no Museu Geológico da Bahia, no Corredor da Vitória, em mais uma edição do já conhecido projeto “Terças Musicais”.

Trio Nordestino e Jeanne Lima fazem a festa no projeto Música no Parque

Um das opções culturais mais ecléticas de Salvador, o projeto Música no Parque levou pessoas de várias idades para o Parque Costa azul, no fim de tarde deste sábado (1º). O público dançou muito forró no balanço tradicional do Trio Nordestino e com a roupagem mais moderna da cantora Jeanne Lima. Essa foi a terceira edição do projeto em 2019, que já contou com apresentações dos cantores Jau e Luiz Caldas.

Terça Musical de junho terá Quarteto Novo como atração

O Quarteto Novo é a atração do projeto Terças Musicais que acontece na próxima terça-feira (4), no Museu Geológico da Bahia, Corredor da Vitória, às 16h30. O evento é gratuito, com retirada de senha na bilheteria do Cinema do Museu a partir das 15h30. O grupo integra o Projeto Cameratas da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), que tem como objetivo oportunizar a apreciação musical com vistas à difusão e o acesso à música erudita e popular, contribuindo para a formação cidadã dos baianos.

Grupo de jovens músicos de Conceição do Coité realiza intercâmbio cultural na Espanha

O grupo coiteense Som do Sisal vai se conectar a Pita-Escuela del Rio Aguas, na cidade de Sorbas/Espanha, com o projeto “Conexão Semiárido – Do Sertão da Bahia ao deserto da Espanha: Intercâmbio de luteria na construção de instrumentos musicais com Agave”. A viagem tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Edital de Mobilidade Artística e Cultural 2019 do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia