Cultura

Museus da Bahia apostam em programação especial para atrair o público no verão

O período de alta temporada que enche cidades da Bahia de pessoas em busca de lazer e cultura motiva uma programação especial de do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), que abre as portas de 11 museus com exposições temporárias e permanentes. Os museus estão espalhados pela capital baiana e cidades do interior do estado e o acesso é realizado de forma gratuita.

J. Velloso abre programação do Domingo no TCA 2019

O 13º ano do Domingo no TCA se inicia com a presença de J. Velloso, no show 'Não sei se te contei', no próximo domingo (20). O cantor, compositor e produtor musical baiano, que celebra 35 anos de carreira, apresenta canções do terceiro e novo disco, junto ao diversificado repertório de autoria própria, já conhecido nas vozes de grandes artistas brasileiros, a exemplo de Mariene de Castro, que participa como convidada, assim como o Cortejo Afro.

Shows de Àttoxxá, Viola de Doze e Bankoma estão entre os destaques na programação do Pelô

A programação semanal dos largos do Pelourinho continua com diversas atrações musicais. Os ensaios de verão são destaques com shows de Viola de Doze, Samba Trator, Bankoma e outras atrações como o ensaio do Muzenza e o baile do grupo Àttoxxá. A programação é apoiada pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, por meio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac).

Secult lança Programa de Mobilidade Cultural e divulga inscrições para novo edital

A Secretaria de Cultura do Estado (Secult), visando aprimorar a política pública do fomento cultural, por meio do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA), divulga a homologação do novo Programa de Mobilidade Cultural e do novo Edital de Mobilidade Cultural, que inicia as inscrições nesta quarta-feira (16), seguindo até 14 de fevereiro, para viagens previstas para agosto, setembro e outubro de 2019. Interessados podem inscrever-se online, através do módulo Clique Fomento do Sistema de Informações e Indicadores em Cultura (SIIC).

Seguem abertas as inscrições para o Carnaval Ouro Negro

Com inscrições abertas desde o último dia 27 de dezembro, o Edital Carnaval Ouro Negro continua, até 25 de janeiro, recebendo as propostas das entidades interessadas em participar do projeto, que tem por objetivo manter as tradições de matriz africana no carnaval de Salvador, além de estimular o desenvolvimento de trabalhos sociais ao longo do ano. O edital foi aberto em parceria entre a Secretaria da Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult).

Osba realiza apresentações gratuitas no Forte de São Diogo

Depois da experiência em 2018 com o projeto 'Verão com as Cameratas', a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) amplia e intensifica a ideia para 2019 com o 'Verão da Osba'. A partir de agora, além de grupos de câmara, o público pode apreciar concertos sinfônicos ao ar livre. 
 
As apresentações serão realizadas entre quarta-feira (9) e sábado (12), sempre a partir das 18h, no Mirante do Forte São Diogo, no Porto da Barra. Todas as apresentações são gratuitas, mas estão sujeitas à lotação do espaço.

Diversidade toma conta da grade de shows nos largos do Pelourinho

Na primeira semana do ano, a agenda cultural no Pelourinho já conta com uma programação diversificada para a alegria de milhares de baianos e turistas que frequentam as ruas do Centro Histórico de Salvador nesse verão. Atrações como Àttooxxá, Pierre Onassis e Olodum iniciam seus ensaios de verão até o próximo domingo (6), lotando os largos Pedro Archanjo, Tereza Batista e Quincas Berro D’água. Na semana seguinte, Cortejo Afro, Gerônimo, Muzenza, Malê Debalê e Didá se juntam ao conjunto de artistas que se apresentarão semanalmente nos espaços do Pelô.

Pelourinho entra em clima de verão com ensaios e diversas atrações

O ano novo já chegou repleto de atrações que vão embalar a temporada de ensaios de verão do Pelourinho. A programação é apoiada pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult), por meio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac).
 
A agenda de 2019 começa na quinta-feira (3), com a primeira edição dos ensaios de verão de Jau, que tem como convidado o cantor Saulo. O encontro será às 20h no Largo Tereza Batista.

Shows de pré-réveillon e virada do ano com Cortejo Afro agitam o Pelourinho

O ano de 2018 se despede em clima de festa nos principais largos do Pelourinho, a programação especial conta com diversas atrações. Entre os destaques, o Cortejo Afro faz o show da virada e rompe o ano no Pelô, promovendo o réveillon mais “elegantemente sofisticado” da cidade. A programação é apoiada pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, por meio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac).

Teatro Popular de Ilhéus encerra o ano com shows

A Tenda do Teatro Popular de Ilhéus (TPI), na Avenida Soares Lopes, no município de Ilhéus, na região Sul do estado, encerra a programação especial de dezembro, neste fim de semana, com duas apresentações musicais. Os shows acontecem na Tenda, localizada na abertura do circuito da ExpoIlhéus. O espaço compõe a programação especial de verão da cidade e é uma das principais opções culturais para os finais de semana ilheenses.