Cultura

Àttooxxá e Rincon Sapiência abrem temporada de shows do Concha Negra

A música, a dança e outros elementos da cultura de matriz africana estão em evidência durante a 2ª edição do festival Concha Negra. Abrindo a temporada de espetáculos na Concha Acústica do Teatro Castro Alves (TCA), o grupo Àttøøxxá recebeu, neste sábado (16), o rapper paulista Rincon Sapiência como convidado.

Festival Literário Nacional é encerrado com dia dedicado à arte da periferia

Nesta sexta-feira (15), Dia da Proclamação da República, a população de Cajazeiras acordou cedo para um compromisso importante. O último dia da primeira edição do Festival Literário Nacional (Flin) reuniu poesia, música e contação de histórias. Durante quatro dias, escritores e atrações culturais ocuparam os espaços do evento, realizado no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, em Salvador.
 
A atração principal do último dia foi a jornalista e humorista Maíra Azevedo, conhecida como Tia Má.

Protagonismo negro é destaque no terceiro dia do Flin

Quem foi ao Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, na tarde desta quinta-feira (14), conferiu a diversa programação do terceiro dia do Festival Literário Nacional (Flin), que reuniu nomes da literatura, música e artes cênicas reconhecidos em todo o país. Entre as atrações, um esquete especial protagonizado por ‘Mainha’ e ‘Júnior’, além de uma mesa temática, mediada pela colunista Flávia Oliveira, com as escritoras Mel Duarte, Lívia Natália e Ryane Leão, todas mulheres negras.

Segundo dia do Flin lança livro didático escrito na linguagem indígena pataxó

Já no início desta quarta-feira (13), segundo dia do Festival Literário Nacional (Flin), todos os espaços da estrutura montada no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras estavam ocupados por amantes dos livros de diferentes idades. Crianças, adolescentes e adultos participaram de sessões de contação de histórias, lançamentos de publicações e de mesas temáticas, uma delas com a presença do rapper carioca MV Bill.

Festival Literário Nacional tem mesa de abertura com Lázaro Ramos

O bairro de Cajazeiras, um dos mais populosos de Salvador, entra este ano no circuito das 31 festas literárias realizadas na Bahia. Aberto nesta terça (12) com o bate papo entre o ator e escritor Lázaro Ramos e a cantora Luedji Luna, o primeiro Festival Literário Nacional (Flin) se estenderá até sexta-feira (15), no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras. Com a temática ‘Diversas Leituras & Novos Caminhos’, o Flin tem como foco as linguagens utilizadas pela juventude como mecanismos de fortalecimento da identidade cultural.

Virada Sustentável Salvador oferece 300 atividades gratuitas até domingo

A abertura da 3ª edição da Virada Sustentável Salvador foi realizada na manhã desta sexta-feira (8), no Teatro Vila Velha, em Salvador. Neste ano, a inciativa apresenta ao público o tema 'O Centro Pulsa - a vida em Movimento'. Com essa premissa, a programação se distribui entre o Centro Histórico de Salvador, Campo Grande, Parque da Cidade, Nordeste Amaralina e Comércio.
 
Além desses cinco pontos principais, as atividades se estendem para outras localidades que, segundo a organização, estão nas bordas deste Centro Pulsante.

Lázaro Ramos e Luedji Luna abrem Festival Literário Nacional com o projeto O Violão e A Palavra

Um bate-papo informal intercalado por música com o ator e escritor Lázaro Ramos e a cantora Luedji Luna abre o Festival Literário Nacional (Flin): Diversas Leituras & Novos Caminhos, realizado pelo Governo do Estado da Bahia. No dia 12 de novembro, às 10h, o Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, recebe essas duas gerações de artistas, que não abrem mão de expressar um olhar crítico sobre o nosso tempo, para falar de suas trajetórias, processos criativos e inspirações.

Cineclube Osba exibe 2001: Uma odisseia no Espaço

O Cineclube Osba escolheu um clássico do cinema mundial e um dos mais aclamados filmes de ficção científica para a programação deste mês e exibe 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968), de Stanley Kubrick, no dia 06 de novembro, às 19h, na Sala de Ensaio da Osba, no Piso C do Teatro Castro Alves. O cineclube, que busca fomentar o diálogo acerca das relações entre cinema e música, inclui após a exibição do filme um bate-papo com especialistas de ambas as áreas.

MV Bill participa de mesa literária no Flin

Batizada de “Os soldados do morro deram baixa e foram vistos com livros na mão”, a segunda mesa do I Festival Literário Nacional: Diversas Leituras e Novos Caminhos, realizado pelo Governo do Estado, no bairro de Cajazeiras, em Salvador, contará com o carioca MV Bill e soteropolitano Paulo Rogério Nunes. O encontro acontece no dia 14 de novembro, a partir das 10h30, e contará com mediação do jornalista e radialista Renato Cordeiro. Às 19h, o rapper, junto à banda Pantera Negras, fará um pocket show no espaço.