Cultura

30ª Lavagem Cultural vai coroar Beto Jamaica e Mirela Bastos

Está marcada para esta quarta-feira (19) a celebração dos 30 anos da Lavagem Cultural, evento tradicional que abre o Carnaval do Centro Histórico de Salvador. Com apoio institucional da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/Secult), o festejo começará às 15h, com cortejo que sairá do Palácio Rio Branco (Rua Chile) até o Largo Quincas Berro D’água - Pelourinho.

Série Carybé da Osba apresenta quinteto de cordas na Sala do Coro

A Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) retoma as atividades em fevereiro após férias dos músicos com concerto de câmara da Série Carybé, na sexta-feira (14), às 20h, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves. O concerto é formado por um quinteto de cordas composto pelos músicos da Osba Dâmaris dos Santos e Lírida Lima (violinos), Laís Guimarães (viola), Ítalo Nogueira (violoncelo) e Rodolfo Lima (contrabaixo).

Noite da Beleza Negra escolhe a Deusa do Ébano do Bloco Afro Ilê Aiyê

A Deusa do Ébano do Carnaval 2020 do Bloco Afro Ilê Aiyê foi escolhida neste sábado (8), durante a 41ª Noite da Beleza Negra. O concurso coroou Gleicy Ellen Teixeira, moradora do Curuzu, que concorria com outras quatorze candidatas pelo título de maior destaque no desfile do bloco afro pioneiro. O projeto conta com patrocínio da Avon e do Governo do Estado, através do Programa Fazcultura, Secretaria da Fazenda (Sefaz) e Secretaria de Cultura do Estado (Secult) e da Bahiagás.

TCA abre inscrições para cursos gratuitos em torno da música sinfônica

Pessoas interessadas em adentrar o universo da música sinfônica, sem necessariamente serem instrumentistas ou terem conhecimento prévio no assunto, podem fazer duas diferentes jornadas de conhecimento com músicos da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), numa promoção do Teatro Castro Alves (TCA). Em “A música e os seus segredos: conhecendo a vida e a obra de compositores da música clássica”, a professora Karina Martins Seixas apresenta as trajetórias de grandes mestres.

Governo do Estado patrocina 41ª Noite da Beleza Negra através do Fazcultura

Grande celebração da beleza afrobrasileira acontece no próximo sábado (8), a 41ª edição da Noite da Beleza Negra, festa que marca a escolha da Deusa do Ébano do Bloco Afro Ilê Aiyê. O evento tem patrocínio da Avon e do Governo do Estado, através do programa Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

MC e dançarino King Charles dará aulas gratuitas em Salvador

Importante MC e dançarino da cultura hiphop, King Charles ministrará, em Salvador, duas aulas gratuitas, com apoio da Fundação Cultural do Estado (Funceb), por meio do Centro de Formação em Artes (CFA). As aulas acontecerão no dia 2 de fevereiro, no Píer do Rio Vermelho, às 17h e no dia 4 do mesmo mês, das 15h às 18h na Escola de Dança da Funceb, no Pelourinho.

Forte da Capoeira recebe festival internacional até domingo

A abertura oficial do 8º Festival Internacional de Capoeiragem foi realizada na noite desta quarta-feira (29), no Forte da Capoeira, no Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador. Até o próximo domingo (2) estarão reunidos, na capital baiana, capoeiristas de mais de 15 países, que participam de uma programação com oficinas, palestras, vivências, tour capoeirístico, entre outras ações. 
 
De acordo com o organizador do festival, Mestre Balão, cerca de 3 mil pessoas devem circular pelo evento e 120 participantes estão inscritos nas oficinas.