Educação

Educadores participam de formação em Itabuna e Seabra para implantação do Novo Ensino Médio na rede estadual

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) realiza o 2º Encontro Formativo do Novo Ensino Médio nos municípios de Itabuna e Seabra, respectivamente, no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães e Colégio Estadual de Seabra, na terça (12) e na quarta-feira (13). Voltada para coordenadores pedagógicos, gestores das escolas-pilotos e representantes dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE), a atividade já foi realizada em Salvador, de 5 a 8 de novembro. A próxima formação será em Feira de Santana, de 18 a 21 de novembro.  

Oficinas de Ciência e Cultura complementam formação de estudantes

O Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Salvador (CJCC) oferece aos estudantes da rede estadual de ensino a oportunidade de participar de 32 oficinas, que englobam conhecimentos das mais diversas áreas. O terceiro ciclo das oficinas já foi iniciado e será concluído no próximo dia 6 de dezembro. As aulas ocorrem duas vezes por semana, no turno oposto ao regular. 
 
O CJCC funciona na mesma área do Colégio Central, no bairro de Nazaré. As inscrições para as oficinas seguem abertas durante todo o ano.

Estado e municípios promovem formação continuada em educação

Começou nesta terça-feira (29) e segue até quarta (30), o encontro que reúne secretários municipais de educação e equipes técnico pedagógicas de 185 cidades da Bahia em torno da formação continuada dos profissionais. Palestras e oficinas estão sendo realizadas no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, em regime de colaboração entre o Governo do Estado e as prefeituras. As atividades estão sendo promovidas pela Secretaria da Educação do Estado, da União dos Municípios da Bahia (UPB) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-BA).

Músicas e poesias autorais dos estudantes abrilhantam o segundo dia da Flica 2019

Os estudantes da rede estadual estão dando um show de talento na Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) 2019, que segue até domingo (27), no município de Cachoeira, no Recôncavo Baiano. Nesta sexta-feira (25), eles participaram da atividade Encontros Literários, com a presença de escritores e, também, apresentaram poemas e músicas autorais criadas em suas respectivas escolas para os projetos Tempos de Arte Literária (TAL) e Festival Anual da Canção Estudantil (Face).

Aulão do Universidade para Todos reúne 600 estudantes da região Sul da Bahia

O dia foi de muito estudo para os alunos do programa Universidade para Todos (UPT) no sábado (19). O aulão de preparação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontecem nos dias 3 e 10 de novembro, foi realizado na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), na rodovia Ilhéus-Itabuna.

Começam inscrições do processo seletivo para professor na rede estadual de ensino

Já estão abertas as inscrições do processo seletivo sob o Regime de Direito Administrativo da Bahia (Reda) para professores da rede estadual de ensino. São ofertadas 2.491 vagas para a função temporária de Professor Padrão P – Grau III, com carga horária 20 horas semanais. As vagas são direcionadas para todo o Estado e englobam os municípios componentes dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs).  Os candidatos devem ter formação de nível superior em Licenciatura Plena.

Secretaria da Educação realiza nesta sexta-feira último aulão do Enem 100% com transmissão pela Internet

A Secretaria da Educação do Estado realiza, nesta sexta-feira (11), o último aulão do ano, do projeto Enem 100%, na sede da secretaria, no Centro Administrativo (CAB). A atividade é preparatória para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujas provas serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro. De junho até agora, a secretaria da Educação do Estado promoveu quatro ciclos de aulões, reunindo 6.400 estudantes, de 160 unidades escolares de Salvador e da Região Metropolitana.

Aulões e simulado neste sábado intensificam preparação para o Enem de estudantes em Salvador e interior

Para estudantes de Vitória da Conquista e outros municípios do sudoeste baiano, como Jequié e Itapetinga, este sábado (28), foi de muito aprendizado com foco no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que será realizado nos dias 3 e 10 de novembro, em todo o país. Através do Programa Universidade para Todos (UPT), da Secretaria da Educação do Estado (SEC), eles participaram de aulão  preparatório para o exame, no Teatro Glauber Rocha, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), em Vitória da Conquista.