Educação

Estudantes da rede estadual podem se inscrever no Programa Mais Estudo até 4 de março

A segunda edição do Programa Mais Estudo está com inscrições abertas para 10 mil vagas de monitorias para as disciplinas de português e matemática. A iniciativa da Secretaria da Educação do Estado é voltada para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 4º ano do Ensino Médio. Está é a segunda edição do programa que neste ano tem investimento de R$ 6 milhões. Os estudantes podem se inscrever até o dia 4 de março e devem procurar a secretaria da unidade de ensino na qual estão matriculados.

Abertas inscrições para 10 mil vagas do programa Mais Estudo

A Secretaria da Educação do Estado abriu, nesta quinta-feira (27), as inscrições para 10 mil vagas do Programa Mais Estudo. A iniciativa contemplará com uma bolsa de R$ 200 por mês, de março a maio, estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª a 3º ano do Ensino Médio e da 4ª série da Educação Profissional, para que possam dar monitoria em Língua Portuguesa e Matemática aos colegas, contribuindo para o processo de ensino e aprendizagem.

Estado forma novos técnicos de nível médio em Itororó

O Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) Médio Sudoeste da Bahia, localizado no município de Itororó, realizou, na noite desta quarta-feira (19), a formatura de 150 estudantes concluintes dos cursos técnicos de nível médio em Informática, Zootecnia, Enfermagem, Nutrição, Análises Clínicas, Administração, Agroecologia, Agroindústria e Meio Ambiente. A cerimônia solene foi realizada na Igreja Matriz de Itororó e contou com a participação de gestores, professores e familiares dos formandos.

Santo Antônio de Jesus ganhará escola de grande porte

Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano, é uma das cidades do interior do Estado que serão contempladas com um novo projeto de escola. O Colégio Estadual Democrático Dr. Rômulo Almeida será totalmente requalificado, sendo transformado no que diz respeito à infraestrutura. A nova unidade terá 30 salas de aula, refeitório, laboratório, biblioteca, vestiário, quadra coberta, campo society, bicicletário e estacionamento. O projeto contempla acessibilidade e também desenha a escola para maior usufruto pela comunidade local.

Governador recebe demandas de gestores de escolas de Salvador

As demandas das escolas estaduais de Salvador foram apresentadas ao governador Rui Costa e ao secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, nesta sexta-feira (14), em reunião no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT). Entre os assuntos tratados estão infraestrutura, valorização do professor, pedagogia e esporte.
 
“Conversamos muito sobre gestão, programas, ações, sobre como motivar a melhor aprendizagem. Ensinamos e aprendemos muito aqui hoje. Quero agradecer a todos os que estiveram presentes.

Em 2020, Governo do Estado amplia em 100% a oferta de Educação Integral

A Secretaria da Educação do Estado aumentou em 100% o número de escolas com oferta de Educação em Tempo Integral, passando de 92 unidades do tipo para as atuais 220, distribuídas em 155 municípios baianos. As estruturas ofertam a mais de 24 mil estudantes programas e projetos estratégicos, bem como alimentação diferenciada, indo além do currículo mínimo proposto pela Base Nacional Comum Curricular.

Seminário sobre controle e Educação vai homenagear Anísio Teixeira

Com o objetivo de colocar em discussão e aprofundar os debates em torno de temas fundamentais para aprimorar o controle sobre os recursos destinados à educação, além do desenvolvimento e melhoria dos indicadores da área educacional, acontece em Salvador, nos dias 10 e 11 de março, o Seminário Nacional ‘Educação é da Nossa Conta’. Como parte da celebração do chamado ano Anisiano na Bahia, o seminário prestará uma homenagem especial a Anísio Teixeira, no 120º aniversário do seu nascimento.

Rui se reúne com gestores dos Núcleos Territoriais de Educação

Às vésperas do início do ano letivo na rede estadual de ensino, o governador Rui Costa se reuniu, no fim da tarde desta sexta-feira (7), com todos os  gestores dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE) e com membros da equipe da Secretaria da Educação do Estado (SEC), inclusive o titular da pasta, Jerônimo Rodrigues.

Estudantes produzem bioplástico feito com casca de melancia

Foram oito meses de pesquisa até que as estudantes da rede estadual, Liliane Dias e Fernanda Novaes, descobrissem na casca da melancia a matéria-prima para o êxito da experiência voltada à sustentabilidade. Alunas do 4º ano do curso técnico de nível médio em Química do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) Extremo Sul, localizado na cidade de Teixeira de Freitas, elas são autoras do projeto 'Biocia: bioplástico da casca de melancia'.