Educação

Estado nomeia mais 277 professores e coordenadores pedagógicos aprovados no concurso público da Educação

O Governo do Estado publicou, na edição desta quinta-feira (18) do Diário Oficial do Estado (DOE), a nomeação de 277 novos servidores aprovados no concurso público para a rede estadual de ensino. Os profissionais nomeados têm 30 dias, a partir deste dia 18/7, para tomar posse. Os que foram alocados em Salvador devem comparecer à sede da Secretaria da Educação do Estado, no Centro Administrativo, na Coordenação de Provimentos e Movimentação (sala 138). Já os que foram designados para cidades do interior tomam posse no seu Núcleo Territorial de Educação (NTE).

Estudantes da rede estadual participam de aulões para o Enem

Para os estudantes que irão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Física e Biologia são sempre dois dos temas mais temidos. Nessa quarta-feira (17), o auditório da Secretária da Educação recebeu alunos de oito colégios estaduais para esclarecer dúvidas e ouvir dicas sobre os assuntos. A iniciativa faz parte do primeiro ciclo de aulas preparatórias, que começaram na segunda-feira (15) e seguem até sexta-feira (19), nos turnos matutino e vespertino.
 
Durante a semana, os estudantes ganham reforço em todas as disciplinas.

Governo do Estado realiza nova nomeação de professores e coordenadores pedagógicos

O Governo do Estado vai publicar, no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (18), a nomeação de 277 novos servidores aprovados no concurso público para a rede estadual de ensino. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa, durante o programa Papo Correria, transmitido nesta terça (16) pelas redes sociais.
 
A terceira nomeação do certame irá contemplar 260 professores e 17 coordenadores pedagógicos. Destes, 70 profissionais serão alocados na capital e os outros 207 irão atuar no interior baiano.

Estudantes tiram dúvidas sobre a redação no segundo dia do Aulão Enem 100%

A redação costuma ser um 'bicho papão' para aqueles que irão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Algumas orientações de como se preparar para este desafio foram repassadas por professores aos estudantes que estão participando, nesta terça-feira (16), do segundo dia do Aulão Enem 100%, na sede da Secretaria da Educação do Estado, no Centro Administrativo (CAB), em Salvador. A atividade está sendo transmitida ao vivo pelo Portal da Educação e pelas redes sociais da Educação Bahia.

Oficina de Robótica auxilia no desempenho de estudantes da rede estadual

As oficinas de robótica realizadas no Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, no bairro da Paz, são ferramentas para melhorar o processo de ensino e aprendizagem da instituição. É na unidade que a equipe Flash Light, formada por estudantes entre 14 e 16 anos, se prepara para mais uma competição de robótica que acontecerá em um shopping da capital nos dias 24 e 25 de agosto. O evento faz parte da Olimpíada Baiana de Robótica, prévia para as competições a nível regional e que devem ocorrer no mês de novembro.

Estudante da zona rural de Adustina representa a Bahia no Parlamento Juvenil do Mercosul

O estudante Miquéias Nascimento Araújo, 18 anos, 3º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Castro Alves, morador da zona rural de Adustina foi eleito para representar a Bahia, no biênio 2018-2020 no Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). O projeto, que garantiu a Miquéias as eleições PJM 2018, tem como tema “Intervenção colaborativa: preparando o jovem para o mercado de trabalho”.

Atividades homenageiam 120 anos do nascimento de Anísio Teixeira

“Ser patrono da educação significa que meu pai pensou a educação do berçário à idade adulta. Essa visão macroscópica foi muito original em termos de Brasil, em termos de Bahia. Por isso, talvez, a figura de patrono tenha lhe cabido”. A reflexão sobre Anísio Teixeira, patrono da Educação na Bahia, é do filho dele, professor Carlos Teixeira, e foi feita durante lançamento do projeto ’2020: Ano Anísio Teixeira’, dando início às comemorações pela passagem dos 120 anos do educador baiano.

Últimos dias de inscrição para cursos técnicos de nível médio na rede estadual de ensino

Os jovens e trabalhadores que desejam fazer um curso técnico de nível médio na rede estadual de ensino e ampliar as oportunidades de acesso ao mundo do trabalho devem ficar atentos ao calendário de inscrição e de matrícula da Secretaria da Educação do Estado. Estão sendo ofertadas 20 mil vagas para duas modalidades de ensino.

Secretaria inicia formação continuada com coordenadores pedagógicos e gestores escolares

Cerca de 2,5 mil profissionais da educação da rede estadual, entre coordenadores pedagógicos e gestores escolares, participam nesta segunda (8) e terça-feira (9) do Encontro de Formação Continuada. A atividade, promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT/SEC), é realizada em Salvador e, simultaneamente, em 12 Polos Formativos alcançando educadores dos 27 Territórios de Identidade.