Saúde

Mais sete policlínicas devem ser entregues até o final do primeiro semestre de 201

A ampliação da oferta dos serviços de saúde à população de forma mais rápida é um dos compromissos do Governo Estado. Para alcançar este objetivo, uma das estratégias utilizadas é a implantação de novas policlínicas em diversas regiões da Bahia.

De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, 12 policlínicas estão em fase de construção. “Desse total, sete unidades serão entregues até o final do primeiro semestre de 2019, tendo em vista que muitas dessas obras caminham para a fase de conclusão”.

Maternidade Tsylla Balbino faz parte da história dos baianos há 60 anos

A história da Maternidade Tsylla Balbino (MTB), que completou 60 anos na última semana, confunde-se com a da baiana de acarajé Georgina Crispina dos Santos. Ela foi uma das primeiras pessoas a nascer dentro das paredes da unidade de saúde, no primeiro ano de funcionamento, em 1959. Desde 15 de março daquele ano, a maternidade funciona na Baixa de Quintas, em Salvador.
 
Dona Georgina, que criou as cinco filhas com a renda dos quitutes, mora perto da maternidade e esteve no local, nesta quarta-feira (20), para visitar as instalações.

Maternidade Tsylla Balbino completa 60 anos e ganha posto de coleta de leite

Com 1,2 mil atendimentos e mais de 400 partos por mês, a Maternidade Tsylla Balbino (MTB), em Salvador, completou 60 anos nesta sexta-feira (15), com muitas histórias para contar. Uma delas é de a Gerogina Crispina dos Santos, 60 anos, uma das primeiras pessoas a nascer na unidade. 
 
Gerogina conta que a mãe teve 12 filhos, sendo duas gestações de gêmeos, incluindo a dela, “e todos nós nascemos aqui. Depois fui eu, que também tive os meus filhos aqui, sendo uma gravidez de trigêmeos.

Hospital Regional Costa do Cacau já realizou mais de quatro mil procedimentos

O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), que atende a 67 municípios da região sul, realizou 4.381 mil procedimentos, sendo que em fevereiro foram realizadas mais de 500 cirurgias. A lista engloba, desde consultas médicas a cirurgias em diversas especialidades, como cirurgia geral, ortopedia, bucomaxilofacial, neurocirurgia, torácica. Ainda, procedimentos de hemodinâmica, dentre outros.
 
Este é o primeiro mês que a unidade está sob gestão do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar (IBDAH).

Hospital da Mulher realiza 350 mil atendimentos em dois anos

Referência para moradoras da capital e do interior, o Hospital da Mulher (HM) terá uma programação especial nesta sexta-feira (8). No Dia Internacional da Mulher, pacientes do Ambulatório 1 participam de uma roda de conversa com os secretários estaduais da Saúde, Fábio Vilas-Boas, e de Política para as Mulheres, Julieta Palmeira.

Hospital da Mulher mantém atendimento a vítimas de violência sexual no Carnaval

Durante o Carnaval, o Serviço de Atendimento às Mulheres Expostas à Violência Sexual (Serviço AME) do Hospital da Mulher (HM), no Largo de Roma, em Salvador, continuará de portas abertas, durante as 24 horas. O atendimento multidisciplinar é realizado por uma equipe formada por médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais. Os profissionais atendem tanto os casos de emergência quanto os que ocorreram há mais de 72 horas, meses ou até anos. 
 
“O serviço funciona todo o ano, 24 horas, independentemente de datas comemorativas.

UTI Cirúrgica do Roberto Santos zera índice de contaminações

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Cirúrgica do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, registrou, no fim de janeiro, 100% de redução de contaminações relacionadas à assistência à saúde. Integrante do projeto colaborativo ‘Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil’, desde 2017, a unidade é uma das quatro representantes da Bahia na ação.
 
Inicialmente, o objetivo era alcançar 50% de redução, como explica a coordenadora da UTI Cirúrgica do HGRS, Indaiane Abade.

Mutirão supera marca de 1000 pacientes desospitalizados

Em três meses, o Mutirão de Desospitalização já deu encaminhamento a mais de mil pacientes de longa permanência que ocupavam leitos em hospitais especializados e de alta complexidade. Os pacientes foram para Internação Domiciliar, para hospital de menor porte, para município de origem com apoio do Núcleo de Assistência à Saúde da Família (Nasf), para leitos destinados a tratamento de doenças crônicas entre outros.

Policlínicas e Central de Regulação se tornam referência para outros estados

O modelo adotado na Bahia para a descentralização da assistência de média complexidade, com as policlínicas regionais de saúde, está se tornando referência para outros estados. A unidade instalada em Feira de Santana foi apresentada nesta quarta-feira (6), para o secretário da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino Júnior, pelo secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas. A expectativa é que o modelo baiano seja implantado em outros estados a fim de ampliar e descentralizar o atendimento especializado para a população em outras localidades do Brasil.