Saúde

Governo cede imóvel para prefeitura implantar Unidade de Saúde no Rio Vermelho

Em reunião realizada na tarde desta sexta-feira (14), o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab), assinou a cessão de um imóvel localizado no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, para que a prefeitura municipal possa implantar uma Unidade Básica de Saúde na região.
 
Na reunião, que ocorreu na sede da Sesab, foram alinhadas ainda estratégias conjuntas para ampliar a oferta de partos de risco habitual na capital, além de ações de estruturação da rede de atenção psicossocial e de urgência e emergência.

Campanha de vacinação contra sarampo começa no próximo dia 10

A 1ª etapa da Campanha de Vacinação contra o Sarampo de 2020 começa no próximo dia 10. Nesta etapa, o público-alvo é composto por crianças e jovens de 5 a 19 anos, não vacinados ou com esquema incompleto. A vacina utilizada previne contra o sarampo, rubéola e caxumba (tríplice viral).
 
As estratégias de intensificação das ações de rotina são de extrema importância para ampliar a proteção da população e possibilitar a interrupção da circulação do vírus do sarampo no país.

Hemoba cadastra doadores de medula óssea em shoppings de Salvador

Ampliar as chances de encontrar doadores compatíveis para pacientes que precisam de transplante de medula óssea. Esse é o principal objetivo de uma parceria entre a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) e o Grupo JCPM. Desde o início desta semana, dois postos temporários no Salvador Norte Shopping e no Salvador Shopping realizam o cadastro de pessoas interessadas na doação.

Creasi completa 21 anos com mais de 27 mil pacientes

Única entidade especializada no atendimento exclusivo à pessoa com mais de 60 anos da Bahia, o Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi) completa, nesta quarta-feira (22), 21 anos de atividades. Com 27 mil pacientes cadastrados, a instituição vai ampliar as ofertas em 2020, incluindo o novo serviço de validação neuropsicológica e a expansão das atividades desenvolvidas com os cuidadores.  

Estado entrega quatro novas policlínicas regionais ainda em 2020

As 15 Policlínicas Regionais de Saúde que estão em funcionamento na Bahia já realizaram mais de um milhão de atendimentos e 500 mil consultas, revolucionando a assistência em média e alta complexidade. Esses números tendem a aumentar já que existem quatro unidades com obras adiantadas, na capital e no interior. Em Salvador há duas e uma das unidades, que fica em Narandiba, foi visitada pela sub-secretária da Saúde do Estado, Tereza Paim, na manhã desta segunda-feira (20).

Governo do Estado entrega Academia de Saúde em Pojuca

Os moradores de Pojuca, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), ganharam um espaço gratuito para a prática de atividades físicas. A Academia de Saúde do município, localizada na Praça Loteamento Nova Pojuca, no Centro da cidade, foi inaugurada oficialmente na manhã desta terça-feira (14) pelo secretário de saúde Fábio Vilas Boas, que representou o governador Rui Costa na solenidade. O investimento da obra foi de, aproximadamente, R$ 314 mil.

Hospital da Mulher completa três anos com 650 mil atendimentos

Cerca de 650 mil atendimentos e 27 mil cirurgias já foram realizados pelo Hospital da Mulher (HM), que completa três anos no próximo dia 9. Localizado no Largo de Roma, em Salvador, a unidade é referência na promoção de serviços à saúde da mulher e primeiro hospital 100% SUS do Estado da Bahia a receber o prêmio nacional Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher. A premiação foi concedida pela Câmara dos Deputados no ano passado. 
 
Mulheres dos 417 municípios da Bahia já foram atendidas na unidade.

Saúde representa 6,8% do PIB da Bahia

O setor da Saúde representou 6,8% do Produto Interno Bruto da Bahia em 2018, de acordo com dados divulgados, nesta quinta-feira (26), pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), órgão vinculado à Secretaria do Planejamento. A SEI também informa que entre 2010 e 2019 houve crescimento de 37% de estabelecimentos que prestam serviços de saúde, sejam eles públicos ou privados.

Inaugurado Centro de Atenção Psicossocial em Jardim Armação

Na manhã desta terça-feira (17), o governador Rui Costa inaugurou uma unidade do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) tipo III, no bairro de Jardim Armação, na Rua Pedro Silva Ribeiro, em Salvador, para reforçar o atendimento público de pessoas com transtornos mentais graves. A unidade, que contou com um investimento de mais de R$ 2,2 milhões entre obras e equipamentos, irá funcionar 24 horas por dia, incluindo feriados e finais de semana.
 
“Esta é a sétima unidade do Caps que entregamos no estado este ano.