Governo da Bahia lança I Festival da Cerâmica Maragojipinho

20/10/2023

O Governo do Estado lançou, nesta sexta-feira, o Festival da Cerâmica Maragojipinho, durante um café da manhã, na Casa Artesanato da Bahia, no Porto da Barra. O evento será de 15 a 19 de novembro, em Maragojipinho, distrito de Aratuípe, maior centro oleiro da América Latina.

A primeira edição do Festival contará com espaços para comercialização e exposição de peças artesanais, programação musical e cultural, experiências gastronômicas, além de rodada de negócio, painéis e oficinas de capacitação e caravana de cadastramento de artesãs e artesãos.

O Festival é resultado da construção de uma política da valorização do artesanato da Bahia, iniciada com a construção de uma nova marca, e que passa também pela valorização dos mestres e mestras. O objetivo é dar visibilidade a Maragojipinho, contribuindo para a preservação dos saberes ancestrais e culturais dos artesãos e para a geração de emprego e renda.

“O Festival tem essa dimensão de construtor de um calendário para o artesanato da região, envolvendo manifestações culturais, gastronomia, imersão na cultura local, tudo isso em articulação com o trade turístico”, disse o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Davidson Magalhães, instituição à qual a Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA) está vinculada.

O representante da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur), Francisco Ferrero, destacou a importância da ação articulada com o setor para a divulgação da Bahia também por meio do artesanato. “Essa parceria é fundamental. Vamos levar o nosso artesanato para os eventos mais importantes para que todos conheçam e valorizem”.

Marco

O Festival está sendo considerado um marco para o município. "É sem duvida nenhum um divisor de águas esse reconhecimento especial que Maragojipinho ganha com essa iniciativa", disse o prefeito de Aratuípe, Antonio Marcos de Araújo, ao ressaltar a singularidade do lugar. "Não há em nenhum outro lugar uma comunidade com mais de duas mil pessoas que vivem basicamente da relação direta com a produção ceramista".

Parceira na realização do evento, a UFRB vai promover atividades de extensão universitária como parte do processo de interiorização do ensino superior, estreitando as relações entre a universidade e a comunidade local. “A UFRB vem aprender com os mestres e mestras, envolvendo os estudantes no trabalho de preservação da memória, de respeito a ancestralidade”, disse a representante da instituição, a professora Geovana Temple.

O Festival

Na feira, lojas e nas olarias, os visitantes poderão adquirir peças decorativas e utilitárias, com destaque para as louças de barro, potes, talhas, boi-bilhas, panelas, vasos, pratos, corbélias, esculturas e moringas, entre outros.

São características marcantes da cerâmica de Maragogipinho os desenhos de influências indígenas, geométricas e florais, criados pela pintura artesanal em tauá, pigmento natural de argila em vermelho, e tabatinga, de tom branco.

“É um evento muito importante para o fortalecimento na divulgação e comercialização de nosso artesanato. Sempre procurei manter viva a nossa cultura e tradição, porque como mestre artesão será um prazer muito grande poder contribuir com o meu trabalho e minha arte neste grande Festival”, comemora o mestre artesão RosalvoSantana.

A divulgação de um mapa com as  dezenas de olarias, que terão suas informações divulgadas por meio de um QR code, é uma iniciativa inovadora que vai permitir aos visitantes explorarem a riqueza da produção cerâmica na região, destacando a diversidade de estilos e técnicas disponíveis.

"O Festival da Ceramica será um grande evento que visa promover e apresentar para a Bahia, o Brasil e o mundo, aquela localidade que é reconhecida pela UNESCO como o maior centro cerâmico da América Latina. Quem for terá uma experiência única em um lugar rico culturalmente", afirma Weslen Moreira, coordenador de Fomento ao Artesanato (CFA) da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre)

O Festival é uma iniciativa da CFA em parceria com a Prefeitura Municipal de Aratuípe e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), com apoio da Secretaria do Turismo (Setur) e Secretaria da Cultura (Secult).

Maragojipinho

Distante 71 km de Salvador pela BR-101, o famoso distrito de Aratuípe tem uma população aproximada de três mil habitantes (dados de 2010), a maioria composta por artesãos da cerâmica. As dezenas de olarias locais são responsáveis pela grande produção de cerâmica, uma herança familiar que atravessa gerações. Utilizada desde o século XVIII, a modelagem manual ganhou técnicas mais avançadas com a utilização de tornos manuais e elétricos, e moldes.

Ascom Setre com informações da Associação Fábrica Cultural