
Ouro Negro
O Governo da Bahia garante o fomento às expressões culturais da folia baiana por meio do Programa Ouro Negro, que em 2025 recebe o maior investimento da história: R$ 15 milhões para apoiar entidades de blocos afro, afoxés, de samba, de índios e de reggae no Carnaval e em festas populares em Salvador e diversas cidades do estado.


carnaval no interior
O Governo do Estado da Bahia fortalece os festejos carnavalescos por meio do edital de apoio aos municípios.
É o Carnaval da Bahia presente em todas as regiões do Estado
Terá festa de momo na Capital e da Chapada ao litoral. A iniciativa também impulsiona a economia regional, estimula o turismo e gera renda.

Em 1985, a música baiana conquistou o
Brasil. O carnaval sempre surpreende.
Tem um axé que ninguém explica e
todo mundo entende.
É música,
é energia, é paz.
É o maior do mundo e
é o Governo do Estado
quem faz.


Confira os horários de transmissão na TVE:
75 ANOS DO TRIO ELÉTRICO
O trio elétrico surgiu em 1950, em Salvador, quando Dodô e Osmar adaptaram um Ford 1929 com instrumentos eletrificados e adaptados às músicas da Academia do Frevo. Foi uma revolução que trouxe música móvel para as ruas na maior festa popular do mundo.

O Axé Music surgiu na Bahia nos anos 80, misturando ritmos como frevo, samba reggae e influências da música pop. Popularizado por artistas como Luiz Caldas e Daniela Mercury, o estilo rapidamente se tornou um dos maiores fenômenos da Bahia e, com sua batida envolvente, tornou-se uma das maiores expressões culturais do Brasil. O gênero seguiu firme e crescente com grandes nomes como Cheiro de Amor, o nosso cacique Carlinhos Brown, Margareth Menezes, além da Timbalada e Durval Lelys.

No ano que comemoramos os 40 anos do Axé Music, a Bahia segue renovando seus artistas que, com suas especificidades, movimentam o cenário musical na Bahia, no Brasil e no mundo. Grandes potências que seguem levando e fortalecendo o ritmo e transmitindo a alegria e o calor que são características marcantes do Axé.
SINTA O AXÉ.
CURTA A BAHIA!

