

A mobilidade urbana avançou com obras de alta capacidade. Em Salvador e na Região Metropolitana, o metrô consolidou-se como sistema estruturador e entrou em fase de expansão entre a Estação da Lapa e a futura Estação Campo Grande, em parceria com o governo federal. Com 1,105 km de extensão em túnel, a obra do Tramo IV está sendo viabilizada pelo Ministério das Cidades, em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), por meio da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), e está orçada em mais de R$ 1,518 bilhão, no âmbito do PAC Seleções.
A licitação está em andamento e o trecho está projetado para atender cerca de 11,5 mil novos usuários por dia, ampliando um sistema que já transporta mais de 400 mil passageiros diariamente. Paralelamente, o Governo do Estado autorizou o início do processo licitatório para a aquisição de 10 trens modernos, com capacidade para 1.250 passageiros cada, que serão incorporados à frota do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL). O investimento previsto é de R$ 648,4 milhões, sendo R$ 616 milhões de recursos federais e R$ 32,4 milhões do governo estadual. Somados, os investimentos totalizam R$ 2,166 bilhões, sendo R$ 2,134 bilhões de recursos federais e R$ 32,4 milhões do Estado.

O VLT do Subúrbio Ferroviário é outro eixo central dessa reorganização. Retomado e ampliado, o projeto soma cerca de 40 quilômetros de trilhos, distribuídos nos trechos Calçada–Ilha de São João–Comércio, Paripe–Águas Claras e Águas Claras–Piatã, com investimento total de R$ 5,483 bilhões. Em dezembro de 2025, foi realizada a primeira viagem-teste no trecho Calçada-Lobato, marco do avanço do cronograma. Em operação plena, o sistema terá capacidade para atender centenas de milhares de passageiros por dia, integrando bairros historicamente afastados dos sistemas estruturantes e qualificando o deslocamento diário da população.
