Ouvidoria Geral do Estado atende 93% das demandas registradas no primeiro semestre do ano

06/07/2015

A Ouvidoria Geral do Estado da Bahia recebeu 24.076 manifestações referentes aos serviços públicos estaduais e atuação do Governo do Estado no primeiro semestre de 2015. Desse total, 93% já foram encerradas e 48% foram respondidas no mesmo dia. Pedidos de informação turísticas e sobre ações do Governo do Estado foram os itens mais frequentes no período.

Dos registros, 48,9% foram classificados como reclamação, 25,6% representa pedidos de informação, seguido por denúncias (11%), solicitação (9,1%), elogio (4%) e sugestão (1%). Pedidos de informação sobre ações do governo do estado foi o item mais demandado.

A internet é o principal meio de contato utilizado pelos cidadãos para dialogar com a Ouvidoria Geral, com 47,3%. Na sequência aparecem o telefone, com 35%, e-mail (7,8%) e atendimento presencial (4%). Os cidadãos comuns realizaram 67,8% dos registros, seguidos dos servidores públicos 16,2%, abaixo-assinado (5,7%), pessoa jurídica (2,6%).

As Ouvidorias da Secretaria da Educação, Secretaria da Administração, OGE, Secretaria do Turismo e a Secretaria da Saúde foram mais demandadas do semestre. Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Lauro de Freitas e Ilhéus são as cidades que mais utilizaram o serviço de ouvidoria do Governo do Estado no período.

Aplicativo

Para ampliar ainda mais o acesso do cidadão aos seus serviços, a Ouvidoria Geral dos Estado desenvolveu o aplicativo do Sistema Informatizado de Ouvidoria e Gestão Pública – TAG APP, para a plataforma Android. Agora o cidadão pode fazer denúncias, reclamações, elogios, sugestões e solicitar informações sobre os serviços prestados pelo Governo do Estado através do aparelho celular. O download do aplicativo pode ser feito pelo site www.ouvidoriageral.ba.gov.br.

Outra melhoria importante feita no sistema de atendimento ao cidadão da OGE foi a criação da ferramenta de recurso para o usuário que não ficar satisfeito com a resposta sobre a informação que solicitou, podendo recorrer ao Estado dentro do mesmo registro.

Referência

A Ouvidoria Geral tem se consolidado como referência nacional na estruturação e funcionamento de ouvidorias em todo o Brasil. Já ajudou na implantação  e/ou reestruturação de 51 ouvidorias, com destaque para os convênios firmados com os Governos de Minas Gerais, Amazonas, Espírito Santo e do Distrito Federal, além das Prefeituras de Belo Horizonte, Vila Velha e Belém, que utilizam o Sistema de Ouvidorias e Gestão Pública - TAG.

A OGE foi criada com o objetivo de ser um canal direto entre o cidadão e o Estado contribuindo para a transparência e a democratização governamentais, possibilitando ao cidadão, com suas críticas e sugestões, colaborar para a melhoria dos serviços públicos. Pode ser acionada através do site, pelos números 0800.284.0011 e 162, atendimento presencial na Central de Atendimento da Ouvidoria, localizada no Centro Administrativo da Bahia (Cab), em Salvador, e nos postos itinerantes por meio do SAC Móvel.

Lei de Acesso à Informação

A Ouvidoria Geral atua em conformidade com a Lei de Acesso à Informação (LAI), que garante ao cidadão o direito de ter acesso a informações públicas. Através da LAI o cidadão pode solicitar informações sobre quaisquer assuntos e não precisa justificar o uso das informações demandada. Para tanto, é necessário a formalização do pedido (carta, internet, telefone) e a identificação do cidadão