Ouvidoria Geral do Estado tem conta do WhatsApp verificada

16/12/2022
A Ouvidoria Geral do Estado da Bahia é a primeira ouvidoria pública do Brasil a receber o selo de verificação da conta no WhatsApp. A certificação digital da Ouvidoria Geral do Estado (OGE) foi celebrada, nesta quinta-feira (15), durante o encontro Anual da Rede de Ouvidores do Estado.

A verificação, que é o selo de autenticidade da conta, aconteceu três meses depois da OGE transformar o 0800 284 00 11 em número de WhatsApp. A conta no aplicativo de conversa é mais um canal de atendimento da OGE disponibilizado ao cidadão.

Na ocasião, também foi anunciado um curso de qualificação para os servidores em parceria com o curso de administração da Universidade Federal da Bahia. O Ouvidor Geral do Estado, Jonival Lucas. afirma que “qualificar melhor os servidores melhora a transparência e a relação do Estado e dos serviços prestados com os cidadãos, para que a gente continue evoluindo.

No evento, diretor da Faculdade de Direito da UFBA, Julio Rocha, fez uma palestra sobre a importância do órgão como instrumento democrático. “É sempre importante ressaltar a competência da OGE, que faz um trabalho extraordinário de ouvir a sociedade civil, melhorando a implementação de políticas públicas e a redução da deficiência dos órgãos públicos”, afirmou.

Nos últimos oito anos, a Ouvidoria Geral do Estado registrou 2 milhões de manifestações. Nesse total, um milhão e oitocentas mil pessoas obtiveram resposta no mesmo dia. Os dados foram extraídos pelo Sistema de Ouvidoria (TAG), no período de janeiro de 2014 até dezembro de 2022.