OGE participa da celebração dos 18 anos da Ouvidoria SUS

19/12/2022

 O Ouvidor Geral do Estado, Jonival Lucas, participou da celebração dos 18 anos da Ouvidoria SUS. O encontro ocorreu na manhã desta terça-feira (19), no auditório da Secretaria da Saúde, localizado no Centro Administrativo da Bahia.


Durante a apresentação, o ouvidor geral do Estado, falou sobre a importância da Ouvidoria SUS como um canal de comunicação entre o cidadão e o Estado e sua missão de assegurar o direito de participação social na gestão pública do Estado da Bahia. “Parabenizo a todos que integram a REDE SUS e que vem atuando com várias iniciativas na defesa da democracia e nos direitos dos usuários do Sistema Único de Saúde da Bahia, fornecendo um atendimento humanizado para atender as necessidades dos cidadãos baianos”, enfatiza Lucas.

Os atendimentos para denúncia, elogio, reclamação ou informação são realizados pelo 0800 284 0011 e redes sociais. O cidadão que entrar em contato é direcionando para o atendimento especializado do SUS. “Ouvidoria tem como objetivo principal garantir e ampliar o acesso do cidadão na busca efetiva de seus direitos, atuando enquanto ferramenta de gestão e instrumento de fortalecimento do controle social” ressaltou a secretária da saúde, Adélia Pinheiro na abertura do evento.

O evento destacou a contribuição dos 18 anos do órgão para o fortalecimento da democracia do SUS em Salvador e nos diversos municípios que conta com um ouvidor atuando nos hospitais estaduais e Policlínicas. “A Ouvidoria Geral do Estado é um canal de  transparência e acompanhamento de tudo que é feito no SUS, e é claro, que temos o retorno de como o cidadão tem expectativa dos serviços prestados Sistema Único de Saúde”, destacou a ouvidoria do SUS, Taís Tupinambá.