OGE participa de encontro de avaliação das ações e planejamento da ouvidoria da SEC

21/12/2022

Com o objetivo de avaliar as ações da Ouvidoria da Secretaria da Educação do Estado (SEC) referentes ao ano de 2022 e planejar as ações para o próximo ano letivo, jovens ouvidores dos núcleos territoriais de Educação (NTEs) e representantes da comunidade escolar participaram nesta terça-feira (21) de encontro avaliativo no auditório do Hotel Mercure, em Salvador. O evento contou com a participação do secretário da SEC, Danilo de Melo, o ouvidor geral do Estado, Jonival Lucas e demais autoridades.

“A Ouvidoria da SEC conta com a equipe vasta de Jovens ouvidores que contribuem com novas políticas públicas para a rede escolar. E a ouvidoria exerce um papel fundamental que é de exercer uma escuta qualificada e fornecer subsídios para que o Governo possa aprimorar os serviços prestados”, ressaltou Jonival Lucas Júnior.

O ouvidor da SEC, Jocivaldo dos Anjos, destacou a importância do evento. “Sem a participação efetiva de vocês que conhecem a realidade dentro das escolas, nós não estaríamos aqui promovendo este encontro. Todos os jovens ouvidores são multiplicadores e pode ajudar na gestão das escolas”, afirmou Jocivaldo.

Durante o encontro a assessora técnica da ouvidoria, Juçara Reis, participou da programação apresentando o temática Ouvidoria Pública: Gestão, Participação e Controle social.

“A Ouvidoria é uma ferramenta de gestão e de controle social. A missão da Ouvidoria Especializada da SEC é se constituir como um espaço de diálogo, fortalecendo o canal de comunicação”, informa Juçara.

A Ouvidoria Geral do Estado em parceria com a SEC desenvolve vários projetos voltados para a comunidade escolar, a exemplo do projeto Ouvidoria Vai à Escola, criado em 2013, tem como fundamentos a participação social e a gestão democrática do ensino público.

SEC-OUVIDORIA