Curso de Formação de Ouvidores é iniciado

20/03/2023
curso

O primeiro Curso de Formação de Ouvidores desenvolvido pela Universidade Corporativa do Serviço Público (UCS/SAEB), em parceria com a Ouvidoria Geral do Estado, foi aberto na manhã desta segunda-feira (20), com o início das atividades do primeiro módulo da Turma I. Este momento teve como destaque a apresentação dos ouvidores participantes da capacitação, compartilhando as suas experiências e as formas de ver suas atuações nos órgãos aos quais representam.

Neste módulo introdutório do curso, o objetivo é tratar do contexto de atuação do ouvidor. Ao longo de 20 horas, a professora Elizabeth Matos, da Universidade Federal da Bahia, irá abordar conteúdos como o Histórico de constituição da ouvidoria pública, Instrumentos legais de sustentação, Funções da Ouvidoria, Competências e atribuições, e Estrutura e funcionamento da Ouvidoria.

O Curso Básico de Formação de Ouvidores parte da necessidade de estabelecer um patamar mínimo de padronização da função, possibilitando um alinhamento no exercício cotidiano destes profissionais, permitindo a socialização de boas práticas e a melhor utilização dos instrumentos de ouvidoria atualmente disponíveis. Essa capacitação integra a Política de Valorização e Desenvolvimento do Servidor Público.

A capacitação está dividida em duas turmas de 30 participantes, com carga  horária de 100 horas cada, divididas em três módulos, sendo os dois primeiros totalmente presenciais e o último em formato híbrido. As aulas presenciais são ministradas no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador.