Alunos da rede pública participam do projeto Verão Cosa a Costa na praia de Ipitanga, em Lauro de Freitas

07/06/2024

Cerca de 200 alunos da rede pública municipal de Lauro de Freitas estão se divertindo e participando de clínicas esportivas na última etapa do Projeto Verão Costa a Costa, na Arena de Esportes da Bahia, na Praia de Ipitanga. O evento aberto na quinta-feira (06/06) continua até domingo (09/06) . O projeto totalmente gratuito é uma ação do Governo da Bahia, coordenada pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) por meio da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) em parceria com a Unisports,  organização da MCS - Marketing Esportivo e com apoio da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas. 

As clínicas são supervisionadas por técnicos de cada modalidade que ensinam os fundamentos básicos de cada prática esportiva. No primeiro dia do evento, os estudantes do ensino fundamental participaram de clínicas de beach soccer, beach tennis e vôlei de praia, além de brincarem na tirolesa.  Erick Pereira, de 10 anos, alunos da Escola Municipal Quingoma, era um dos mais entusiasmados. “Estou adorando”, disse o garoto que usa uma perna mecânica para se locomover. 

 

Imagem removida.
                                                                                                                   Foto: Tati AmayaDivulgação

   

Ao ver Erick superando as dificuldades de locomoção, com sorriso no rosto e fazendo todas as atividades, o professor Francisco de Assis se disse emocionado. “O esporte muitas vezes não é inclusivo para pessoas que não perfil técnico, físico e motor. A gente fica feliz ao ver um garoto com essa vitalidade, correndo na areia que já é um obstáculo. A gente incluir ele no esporte é uma alegria muito grande. São coisas que o esporte também proporciona”, disse.

Programação

Com o objetivo de promover a prática esportiva, o entretenimento e também a geração de renda em municípios da costa baiana, o Projeto oferece uma programação diversificada, que conta também com atividades culturais e de lazer e competições. Em Ipitanga são nove modalidades no total: beach soccer, beach tênis, vôlei de praia, futmesa, capoeira, surf e Tae Kwon do, Treinão (corrida), além de atividades de lazer como escalada, tirolesa, arborismo e espaço kids.

Já são mais de 400 inscritos no Treinão (corrida de 4 km), com largada prevista para as 07h da manhã de sábado, da Arena de Esportes da Bahia. Para participar é necessário levar 2 kg de alimento não perecível e preencher o formulário de inscrição, que pode ser acessado por meio de link disponível no perfil @costacostaoficial, no Instagram. 

A última etapa do Costa a Costa contará também com a Feira da Economia Solidária, que busca impulsionar a geração de renda a partir da exposição de produtos por artesãos e empreendedores solidários da região vinculados ao Centro Público de Economia Solidária de Lauro de Freitas. A Feira será no sábado (08/06) e domingo (09/06), das 10h às 17h. 

As atrações culturais também já fazem parte da programação do evento. No sábado teremos o Cinema na Praça com exibição do filme “Minha mãe é uma peça III”, às 17h30. Logo depois, apresentação de uma atração local: o cantor Thiago Guimarães.

O Projeto Verão Costa e Costa começou em janeiro no município de Prado, na Costa das Baleias. Depois passou por Porto Seguro, na Costa do Descobrimento (em fevereiro); Ilhéus, na Costa do Cacau (fevereiro e março); praia de Guaibim, em Valença, na Costa do Dendê (março); Arembepe, no município de Camaçari, na Costa dos Coqueiros (abril) e finalmente Ipitanga, também na Costa dos Coqueiros.

Programação

07/06 (sexta-feira)

 09h às 12h das 13h às 17h

Clínicas esportivas das modalidades: Vôlei de Praia/ Futevôlei/ Beach Tênis/ Beach soccer/

Esportes radicais: Tirolesa/ Parede de Escalada/ Arvorismo

Espaço Kids

Futemesa

17h30– Atividade Cultural 

08/06 - (sábado)

07h - Treinão

9h às 12h – 13h30 às 18h

Competições esportivas das modalidades Beach Tênnis/ Beach Soccer/ Futevôlei e Vôlei de Praia.

Espaço Kids

Esportes Radicais- Tirolesa/ Parede de Escalada/ Arvorismo 

9h às 12h – Capoeira, Surf e Futemesa

09h às 12h – 13h30 às 18h - Feira da Economia Solidária

13h – Apresentações Musicais com: Thiago Guimarães (13h) e Samba R13 (15h)

09/06- (domingo)

 9h às 12h – 13h30 às 18h

Competições esportivas das modalidades Beach Tênnis/ Beach Soccer/ Futevôlei e Vôlei de Praia.

Espaço Kids

Esportes Radicais- Tirolesa/ Parede de Escalada/ Arvorismo 

9h as 12h – Surf, Taewondo e Futemesa

09h às 12h – 13h30 às 18h- Feira da Economia Solidária

3h – Premiações

*Programação sujeita a alterações

 

Ascom Setre