Projetos Especiais

topo
 Apresentação musica  teatro 
dancaespeciaissistemax



2

Os Grupos Residentes do Centro de Formação em Artes da Funceb desenvolvem suas produções nos espaços físicos da instituição durante período pré-estabelecido. A cada ano, novos grupos, de Salvador, da região metropolitana e do recôncavo baiano integram a programação dos finais de semana da instituição com ensaios e aulas abertas para a comunidade, além de outras ações que acontecem ao longo de todo o ano. Essa iniciativa possibilita que a comunidade das artes cênicas tenha um ambiente adequado, dentro das reais condições da instituição, para a criação de seus trabalhos, além de fortalecer e democratizar o acesso ao Centro de Formação em Artes da Funceb. Sem taxa de inscrição, o projeto acolhe os grupos após seleção via convocatória.

Convocatória dos grupos: fevereiro
Período de residência: março a dezembro


3

Os aulões beneficentes acontecem apenas aos sábados na Escola de Dança da Funceb e são destinados ao público acima de 16 anos. As aulas acontecem por meio de parceria com professores e artistas ou como contrapartida de editais da Funceb, como os Grupos Residentes. A inscrição é 1 kg de alimento não perecível, que são doados para ONG’s.

Período das aulas: abril a novembro (sábados)


4

O Agô nasceu em consonância com os princípios orientadores da Política Estadual da Cultura descritos na Lei Orgânica da Cultura 12.365/2011, e reafirma perante a sociedade a valorização da identidade, da diversidade, da interculturalidade e da pluralidade, ao mesmo tempo em que assegura o direito à memória e às tradições presentes na cultura da Bahia. O Agô acontece transversalmente com os Estudantes do Curso Profissional e os Professores de Danças Afro Brasileiras.

Encontros: na Escola de Dança / CFA, período noturno (sexta-feira), das 18h30 às 20h30
Período de inscrições: durante todo o ano de acordo com disponibilidade de vagas. 


1

O projeto “Artevidade” promove oficinas e diálogos direcionados aos familiares dos estudantes vinculados ao Curso Preparatório em Dança da Escola. Entre os objetivos do projeto estão: a recuperação da autoestima, o estímulo a autonomia profissional, empreendedorismo, senso artístico, político e sociocultural dos familiares e da comunidade em seu entorno.
 
Os Encontros acontecem no Centro de Formação em Artes (CFA) da FUNCEB – Rua do Bispo, 29 – Pelourinho - de terça a sexta-feira das 14h às 17h30. 


PAPO EM FAMÍLIA

Destinado aos familiares dos estudantes do Curso Preparatório em Dança, esse projeto prevê o compartilhamento de experiências deste público junto à Direção e corpo docente da Escola de Dança, por meio de rodas de conversa, encontros presenciais e remotos agendados trimestralmente.
 
A ação Papo em Família tem suas reuniões na Escola de Dança da FUNCEB (Rua da Oração, 01 – Pelourinho), podendo ocorrer também em formato virtual, para atender mais familiares. 


Núcleo de Memória das Artes

Tem por finalidade preservar o acervo da produção editorial e documental dos eventos e projetos da FUNCEB. O Núcleo conecta passado, presente e futuro no momento em que coloca o acervo, composto por mais de 10 mil títulos catalogados, num ambiente de formação artística, capaz de contribuir para a rotina de pesquisa de jovens em formação e em qualificação artística, bem como para pesquisadores.


Núcleo de Figurino
 
Acervo com mais de 4,5 mil adereços e figurinos, com vestimentas feitas de materiais reciclados que apontam a estética da Escola de Dança na atualidade, se coloca à disposição da comunidade para pesquisa e armazena trajes usados por estudantes da instituição.
 

Sexta em Movimento 

O projeto Sexta em Movimento, realizado no âmbito do Curso Profissional, traz para a Escola de Dança da Funceb, às sextas-feiras, de 10h50 às 12h20, seminários, oficinas, bate-papos, palestras, mostras artísticas e outras atividades relacionadas a dança, com o objetivo de propiciar aos estudantes, docentes e comunidade em geral, experiências que contribuam para a formação em dança e áreas de conhecimento correlatas, a partir de atividades extracurriculares. Toda a programação é gratuita.


Companhia do Cursos Profissional (CCP)
 
A Companhia de Dança do Curso Profissional tem o objetivo de trocar experiências, promover desdobramentos pedagógicos, formação continuada, desenvolvimento profissional, produção e circulação artístico-cultural em dança entre os estudantes e a comunidade, por meio de criações próprias que desdobram em apresentações em eventos regionais e nacionais. 
 

Forró das Artes

Atividade realizada em co-produção com os familiares dos estudantes do Curso Preparatório em Dança da Escola de Dança da Funceb. O Forró das Artes objetiva promover uma ação coletiva de economia solidária, na perspectiva de angariar recursos para contribuir na composição de figurinos que serão utilizados pelos estudantes da Escola de Dança nas Mostras de encerramento dos Cursos, ao final do ano. Tradicionalmente, estes figurinos são de responsabilidade de cada estudante/familiar, com base na temática das turmas. A ação facilita a aquisição dos figurinos por parte de familiares que possuem limitações socioeconômicas.


Pilates para Servidores
 
Voltado para servidores da Fundação Cultural do Estado Bahia e instituições vinculadas a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. As aulas são ofertadas no período matutino, gratuitamente, na Escola de Dança, mediante inscrição prévia e diretamente com a instituição, de acordo com a disponibilidade de vagas. 
 

Mostras Artístico-Pedagógicas

As mostras artístico-pedagógicas reafirmam o protagonismo desta instituição como lugar de proteção, produção, fomento e difusão de práticas pedagógicas sensíveis às dinâmicas da contemporaneidade, com foco na emancipação dos sujeitos que acessam as suas ações formativas. Realizadas pelas turmas dos Cursos Preparatórios, Profissional, Livres, Núcleos de Extensão e Grupos Residentes, as mostras ocorrem no Teatro Castro Alves.


Novembro das Artes Negras
 
Em celebração ao mês da Consciência Negra, a Fundação Cultural do Estado/SecultBA (Funceb) realiza o projeto Novembro das Artes Negras, contemplando a produção artística negra nas diversas linguagens, entre elas, a Dança. A Escola de Dança integra a programação que se propõe a visibilizar, potencializar e reconhecer as produções dos diversos agentes culturais negros. Na programação da Escola, destacam-se a convergência entre as artes, dialogando entre si com atividades transversais dentro de suas instalações.

 
Celebração do Mês da Dança
 
Em abril, a Escola de Dança da FUNCEB celebra o mês da dança com atividades que promovem o acesso e a interação entre os estudantes matriculados na instituição e a comunidade externa, que tem acesso à programação de forma gratuita. São realizadas, apresentações, formações, seminários, rodas de conversas, intervenções e intercâmbio com profissionais da dança convidados.
 

Semana da Cultura Popular (Cortejo Popular)
 
Semana destinada às celebrações dos saberes e fazeres populares, com foco nas manifestações das tradições baianas. Durante o mês de agosto é definida uma extensa programação que inclui Cortejo Popular pelas ruas do Centro Histórico, reunindo toda a comunidade escolar. A proposta visa chamar a atenção do público em geral para a necessidade da valorização e do respeito à cultura popular. Participam do Cortejo, crianças, jovens e adultos vinculados ao Curso Preparatório, Curso Profissional, Cursos Livres e Núcleos de Extensão. A ação está vinculada ao planejamento pedagógico tendo em vista o valor simbólico, estético, político, conceitual e educacional das temáticas envolvidas.
 

Mapa de Formação em Artes
 
Mapeamento de agentes da formação nas artes (oficineiros, professores, instrutores, instituições, ONG´s) do estado da Bahia nas diversas linguagens, incentivando a formação de rede de agentes que possa vir a desenvolver ações de formação realizadas ou apoiadas pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), através do seu Centro de Formação em Artes (CFA). A ação atua na perspectiva de identificar, mapear, diagnosticar, certificar e, eventualmente, contratar agentes de formação em artes, incentivando e qualificando a formação em artes no estado da Bahia.

 
Formação para Formadores

 
Realização de Cursos de qualificação contribuindo para o desenvolvimento de conhecimentos relativos à proposta metodológica/pedagógica/artística/conceitual do Centro de Formação em Artes. Os cursos são desenvolvidos em diversos espaços e territórios do Estado da Bahia, a partir das vertentes de formação inicial, formação continuada e a qualificação de grupos.
 

Quadrilha Junina da FUNCEB

 
A “Quadrilha Junina da Funceb” atua enquanto um espaço de fortalecimento das tradições e saberes populares, potencializando o estudo das culturas populares brasileiras que permeiam este movimento sociocultural, artístico e político inserido em todo o país. Esse espaço formativo busca experimentar procedimentos metodológicos que contribuam para a ressignificação e experimentação de partituras coreográficas, individuais e coletivas. Os encontros semanais dão ênfase à ampliação do conhecimento acerca do movimento junino brasileiro na contemporaneidade, ao tempo em que serão trabalhados os conceitos e técnicas específicas, como xaxado, baião, xote, coco e arrastapé, voltadas para o estudo do corpo na formação do brincante a partir de um coletivo junino em integração com outras artes, já inseridas no movimento junino, a exemplo da música, do teatro e das artes visuais. 
 

Caruru da Escola de Dança
 
Em outubro, tradicionalmente, a Escola de Dança oferece caruru para seus estudantes, corpo docente e servidores, comunidade e familiares como exemplo de celebração ancestral. O evento visa reunir e celebrar todas as pessoas vinculadas a Escola de Dança, bem como a comunidade externa que possuem um vínculo afetivo com a instituição. O caruru, para além de um evento calendarizado, trata-se de um simbólico agradecimento pela conquista histórica da sede própria da Escola de Dança da FUNCEB.