Seades participa de capacitação sobre enfrentamento ao trabalho escravo

04/06/2024

Os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) do território Litoral Sul, contaram com uma capacitação sobre enfrentamento ao trabalho escravo, nesta terça (28) e quarta-feira (29), no município de Ilhéus. 

A iniciativa é fruto da parceria entre as secretarias estaduais de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades); de Justiça e Direitos Humanos (SJDH); Ministério Público do Trabalho (MPT); Defensoria Pública da União (DPU); e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Compartilhe essa notícia no WhatsApp 

O objetivo da mobilização é discutir a atuação dos órgãos federais no processo de resgate, além do papel da política de Assistência Social, principalmente no pós-resgate. Na ocasião, também foram debatidos os direitos dos cidadãos submetidos ao trabalho análogo à escravidão.

Atualmente, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o tráfico de pessoas para fins de trabalho escravo, é um dos mais recorrentes no mundo, ficando atrás somente do tráfico de drogas e de armas. Na Bahia, em 2023, 338 trabalhadores foram resgatados.

Acompanhe a Seades nas redes: FacebookTwitterFlickrInstagram e YouTube.