SPM promove encontro com mulheres comunicadoras com a participação especial de Conceição Evaristo

08/07/2024

A Secretaria das Mulheres do Estado da Bahia (SPM) promoverá na próxima sexta-feira (12), um encontro com mulheres comunicadoras, das 8h30 às 17h, no auditório da Procuradoria Geral do Estado (PGE), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Denominado de Elas à Frente na Comunicação – Promoção e Difusão de Direitos, a atividade marcará o lançamento de um edital de fomento a comunicadoras empreendedoras e contará com a participação especial da linguista e escritora afro-brasileira, Conceição Evaristo.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no site da SPM: www.ba.gov.br/mulheres

Conceição Evaristo, que é imortal da Academia Mineira de Letras, ministrará uma palestra com o tema: Escrevivência e mulheres comunicadoras: conexões necessárias. Além disso, como parte das ações da Secretaria das Mulheres do Estado no contexto do Julho das Pretas, a programação envolverá uma homenagem a mulheres comunicadoras negras, que contribuem com suas atuações pessoal e profissional para a promoção e difusão de direitos das mulheres na sociedade.

A secretária das Mulheres do Estado, Elisangela Araújo, disse que a iniciativa visa reunir as comunicadoras para um momento de diálogo, escuta e interação em torno das políticas públicas para mulheres. “As mulheres comunicadoras são protagonistas em diversas funções que exercem nesta área, seja como repórteres, produtoras, editoras, apresentadoras, influenciadoras digitais, chefas de redação, assessoras, publicitárias e em tantas outras vertentes da comunicação. A nossa perspectiva é promover esse momento de interação com estas grandes profissionais que contribuem significativamente para a promoção, difusão e garantia dos direitos das mulheres e, consequentemente, para a igualdade de gênero na nossa sociedade, além de fazer uma escuta qualificada para o lançamento de um edital voltado para mulheres comunicadoras”, afirmou.
  
De acordo com a programação, a atividade será iniciada às 8h30 com a abertura oficial e apresentação de políticas públicas baseadas em dois eixos estruturantes. O primeiro tem foco na inclusão socioprodutiva e na autonomia econômica das mulheres e o segundo na prevenção e enfretamento às violências de gênero. Depois, acontecerá a fala e interação com Conceição Evaristo. Na sequência, será promovido o diálogo com as participantes visando a escuta e proposições para a elaboração do edital Elas à Frente na Comunicação e em seguida serão homenageadas mulheres pretas da comunicação.

 

 

 

Fonte: ASCOM SPM