“Vou voltar várias vezes”. Foi assim que Jéssica Vitório, de 19 anos, resumiu a experiência de conhecer, pela primeira vez, um espaço cultural em Feira de Santana. A jovem, acompanhada pelo Coletivo Bahia pela Paz Conceição, base territorial do Programa Bahia pela Paz na cidade de Feira de Santana, participou nesta quinta-feira (07) de uma saída cultural ao Centro Cultural SESC Feira.
A jovem relata que se emocionou ao entrar no teatro, conhecer as exposições e ocupar um espaço que, até então, parecia distante da sua realidade.
“Estou aqui hoje conhecendo o SESC pela primeira vez. A gente veio conhecer um pouco do teatro, do local e eu amei. A gente fez várias atividades aqui, algumas de teatro, conhecer um pouco o local. Mas o que mais me impressionou aqui no lugar foram as obras de arte, as exposições. Achei tudo lindo, maravilhoso. É uma experiência única”, contou Jéssica.
A Saida Cultural foi realizada a partir da articulação intersetorial entre os Coletivos Bahia pela Paz e o Programa Corra pro Abraço, iniciativas que integram o Programa Bahia pela Paz, do Governo do Estado junto ao sistema de Justiça. A ação reuniu mais de 20 jovens acompanhados pelos Coletivos Conceição e Mangabeira.
Durante a visita guiada, os acompanhados pelos Coletivos conheceram a estrutura do SESC e tiveram contato com a exposição “Canteiro de Obras”, do arquiteto-artista brasileiro Cláudio Tossi, além da obra “Rua de Dentro”, do artista feirense Matheus Chão de Palha, criada em diálogo com o trabalho de Tossi. A programação contou ainda com uma oficina de teatro realizada no palco do Teatro SESC, na oficina os participantes foram estimulados a explorarem a comunicação corporal e verbal.
A atividade também marcou a trajetória de Marcos Vinícius Pereira, de 23 anos, acompanhado pelo Coletivo Mangabeira por meio de atendimento psicossocial.
Ele contou que a primeira vez em que esteve em um espaço cultural foi durante uma atividade promovida pela escola e que somente agora, através do Coletivo Bahia pela Paz, teve a oportunidade de retornar a um ambiente como o SESC.
“O que eu mais gostei hoje foi do teatro, de poder trabalhar essa arte com o Coletivo Mangabeira. Foi muito importante e uma honra poder participar aqui no SESC”, relatou.
Conforme o coordenador geral dos Coletivos Bahia pela Paz do Interior do Estado, Frank Ribeiro, as saídas culturais ampliam o acesso dos jovens a espaços de cultura, arte e convivência na cidade.
“Para além dos atendimentos psicossociais realizados pelos Coletivos, essas atividades possibilitam que os jovens conheçam e ocupem equipamentos culturais e espaços que muitas vezes não fazem parte da realidade deles. Os Coletivos já realizam essas ações com jovens das nossas formações e, agora, estamos ampliando esse acesso por meio da parceria com o Corra pro Abraço, que também integra o Programa Bahia pela Paz”, destacou.
Os Coletivos Bahia Pela Paz são coordenados pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), enquanto o Corra Pro Abraço é coordenado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades). Ambas as iniciativas integram o Programa Bahia Pela Paz, ação estratégica do Governo do Estado voltada à prevenção e redução da violência letal, com foco prioritário em adolescentes, jovens e suas famílias em situação de vulnerabilidade social.
O programa reúne ações de promoção da cidadania, garantia de direitos, fortalecimento dos vínculos comunitários e atuação qualificada das forças de segurança pública.