Bahia pela Paz sedia encontro do Governo Federal para discutir o Plano Juventude Negra Viva

17/06/2026

O Coletivo Bahia pela Paz Juazeiro, equipamento do Programa Bahia pela Paz, recebeu, nesta quarta-feira (17), representantes do Ministério da Igualdade Racial (MIR), gestores públicos e instituições parceiras para uma reunião de articulação voltada à construção do Plano Juventude Negra Viva (PJNV) no município. O encontro integrou a agenda de adesão de Juazeiro ao plano, iniciativa coordenada pela União, e faz parte do processo de pactuação entre os governos federal, estadual e municipal para a implementação de ações focadas na redução da violência letal e das vulnerabilidades sociais que afetam a juventude negra.

Na reunião, representantes do MIR, da Prefeitura de Juazeiro e das instituições participantes apresentaram iniciativas já desenvolvidas no território e debateram os próximos passos para a implementação do plano. Entre os encaminhamentos definidos estão a criação de um Comitê Gestor Municipal com participação do poder público, universidades, movimento negro, juventudes e sociedade civil, além da realização de um diagnóstico sobre a realidade da juventude negra no município, a identificação de territórios prioritários e a definição de metas e estratégias para a execução das ações.

Para o secretário de Políticas de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo do MIR, Tiago Santana, a adesão de Juazeiro representa um avanço na consolidação da política pública em uma região estratégica do sertão brasileiro. 

“A perspectiva com a adesão do município de Juazeiro ao Plano Juventude Negra Viva é a melhor possível, porque é mais uma forma de garantir o bem-estar, o bem-viver e a vida da juventude negra. A Bahia é um dos estados que já aderiram ao plano, com o compromisso do governador Jerônimo Rodrigues, do secretário Felipe Freitas, [da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos - SJDH], e da secretária Ângela Guimarães, [da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial - Sepromi]. E o Bahia pela Paz, obviamente, é uma ação que a gente já identificou como uma ação parceira do plano”, afirmou o representante nacional.

Ao receber a agenda do Ministério da Igualdade Racial, a coordenadora do Coletivo Juazeiro, Jamile Nascimento, ressaltou que abrir as portas para esse diálogo reforça a articulação entre diferentes atores comprometidos com a promoção de direitos para a juventude negra.

 “Aproveitamos a oportunidade para apresentar as ações do Coletivo Bahia pela Paz, que recentemente chegou ao município. Essa agenda também se assemelha ao movimento de escuta e articulação que iniciamos junto à rede local, fortalecendo o diálogo entre instituições e a construção conjunta de estratégias voltadas à garantia de direitos e à ampliação de oportunidades para a juventude”, destacou.

O Plano Juventude Negra Viva é uma estratégia nacional voltada à promoção de direitos, à prevenção da violência e ao enfrentamento do racismo que afeta a juventude negra. Construído a partir de processos de participação social, o plano reúne ações de 18 ministérios e vem ampliando sua implementação por meio da adesão de estados e municípios em todo o país.

Participaram da reunião o vice-prefeito de Juazeiro, Tiano Félix; a secretária da Mulher e Juventude, Érica Daiane da Costa; e o secretário de Segurança Cidadã, Adegivaldo Mota. Além disso, representantes da Secretaria da Mulher e Juventude (SMJ), da Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome (SEDES), da Secretaria de Educação, da Secretaria de Articulação Social (SAS/CDC) e da Secretaria de Segurança Cidadã (SSC).

A reunião contou ainda com a participação de representantes da Defensoria Pública, da Polícia Militar, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), do Núcleo Territorial de Educação (NTE 10), do Colégio Estadual Cecílio Matos (CECM), do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), do Conselho Municipal dos Direitos Humanos, do Conselho Municipal de Cultura (CMC), do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPCD), do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad), do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBTQIAPN+ (CPDD), do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Caps IJ), do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (Caps AD) e do coletivo de hip-hop Norte BA Crew (NBAC).

Bahia pela Paz

Os Coletivos Bahia pela Paz são equipamentos do Programa Bahia pela Paz, iniciativa do Governo do Estado voltada à prevenção e à redução da violência letal entre crianças, adolescentes e jovens em situação de alta vulnerabilidade social, bem como suas famílias.

Instituído no Plano Plurianual (PPA) 2024–2027, o Programa Bahia pela Paz adota uma perspectiva ampliada de segurança pública, integrando ações sociais, de cidadania, garantia de direitos e atuação qualificada das forças policiais. A iniciativa promove a articulação entre 16 secretarias estaduais e conta com o apoio do sistema de Justiça para fortalecer a proteção social e a promoção da cultura de paz.

Os Coletivos Bahia pela Paz são coordenados pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), executados pela Organização Social Comunidade Cidadania e Vida (COMVIDA) e integram o Programa Bahia pela Paz. O projeto tem como público prioritário adolescentes e jovens, entre 12 e 29 anos, e suas famílias em situação de vulnerabilidade social, promovendo acompanhamento psicossocial, formações e ações de fortalecimento comunitário.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de cada ação do programa. Clique aqui.

Fonte
Laerte Santana/ Ascom Bahia pela Paz
Tags
Bahia Pela Paz;
Galeria: