Bahia Sem Fogo intensifica combate a incêndio na Chapada

Publicado: 11/11/2015

O incêndio florestal, que atinge o município de Ibicoara, na Chapada Diamantina, recebeu reforços do ‘Bahia Sem Fogo’, programa da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), nesta quarta-feira (11). Com o objetivo de controlar a situação que atinge a localidade, dois aviões Air Tractor, um helicóptero, cinco veículos 4×4, vans e equipamentos de proteção individual e coletiva ajudam os combatentes no monitoramento dos focos.


 


Também foi deslocado para Ibicoara um grupo de trabalho unificado do Corpo de Bombeiros e do Sistema de Meio Ambiente do Estado da Bahia, para verificar a situação e dar continuidade às atividades empregadas. Estão no local 78 combatentes, entre bombeiros militares e brigadistas voluntários, juntos com a coordenação do ‘Bahia Sem Fogo’ e a Secretaria de Meio Ambiente do município.


 



A Operação Bahia sem Fogo integra e coordena o Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Bahia, formado pelos representantes de nove secretarias estaduais, além de instituições municipais e federais. A campanha tem como objetivo atender principalmente as regiões da Chapada Diamantina e do Oeste, onde ocorrem mais registros de incêndios.