Cerca de 3 mil policiais, entre militares, civis e bombeiros, garantiram a paz nos cinco dias de festa no bairro do Comércio, com o ápice na virada. O efetivo bem capacitado e experiente em grandes eventos, aliado aos equipamentos tecnológicos da Secretaria da Segurança Pública (SSP), permitiram que baianos e turistas desfrutassem com total segurança dos cinco dias de festa. Investimento do Governo do Estado de cerca de R$ 1 milhão, o patrulhamento especial foi também realizado na festa da virada de ano, no bairro de São Tomé de Paripe.
Realizada na Praça Cairu (Comércio), a festa que atraiu cerca de 600 mil pessoas contou com reforço nos efetivos das polícias Militar, Civil e dos Bombeiros, além da utilização de câmeras fixas e móveis, gerenciadas através do moderno caminhão do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) móvel, estacionado na frente da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia. Do dia 28 de dezembro à 1 de janeiro quatro pessoas foram presas (duas por lesão corporal, uma por tráfico de drogas e uma por furto).
Tropas especializadas, como os batalhões de Choque, de Policiamento de Eventos (Bepe) e de Policiamento Turístico (Beptur), além da 16ª Companhia Independente da Polícia Militar, responsável pelo policiamento da área, atuaram na parte interna do evento.
A Polícia Civil, por sua vez, contou com reforço das equipes de investigação nas delegacias territoriais dos Dendezeiros (3ª DT) e Barris (1ªDT), além de um posto montado no local do evento. A região do entorno da festa contou com cinco pontos de abordagens, onde os acessos foram isolados com tapumes e gradis. Tropas motorizadas do Esquadrão Águia, além de guarnições da Operação Gêmeos, da Polícia Montada, das Rondas Especiais e do Grupamento Aéreo deram apoio nas vistorias e blitze.
“Mostramos em mais uma oportunidade que a polícia baiana tem a eficiência de dar segurança em locais com milhares de pessoas aglomeradas. Nosso planejamento para as festas populares foi montado com antecedência e esses eventos nos permitem corrigir os detalhes para que, no carnaval, tudo funcione bem como nos anos anteriores”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa.