Publicado: 14/04/2015
A população da região do bairro Uruguai conta, até sábado (18), com o Odontomóvel, consultório itinerante que presta atendimento odontológico gratuito, oferecendo desde serviços básicos até procedimentos mais complexos, como extração e canal. O governador Rui Costa fez uma visita nesta terça-feira (14) ao equipamento levado pelo programa Pacto pela Vida, instalado ao lado da base comunitária de segurança e que já passou pelos bairros da Paz e Fazenda Coutos. Nas duas primeiras etapas foram atendidas mais de 3 mil pessoas e realizados mais de 58 mil procedimentos.
Rui disse que a ação do Governo do Estado tem o objetivo de melhorar a saúde das pessoas e se integra ao programa Pacto pela Vida, levando ações sociais e culturais às regiões mais carentes. "Estamos percorrendo todas as bases comunitárias. A primeira foi no Bairro da Paz, a segunda em Fazenda Coutos, agora, estamos aqui [Uruguai] e a próxima será em Vitória da Conquista. A adesão está tão boa e a avaliação tão positiva, que já pedi ao secretário [da Saúde] Fábio Vilas-Boas que fosse colocada outra carreta para podermos garantir que todas as bases sejam atendidas até o final do ano".
A coordenadora do Odontomóvel, Karina Quadros, observou que o atendimento é feito para todas as idades, sendo necessários apenas o cartão do SUS e a identidade. "Isso é muito importante, principalmente para as crianças. O cuidado permanente, desde pequeno, vai ter reflexo mais tarde, quando vierem os dentes permanentes".
A diarista Sandra Barreto mora na Baixa do Fiscal e levou ao dentista, pela primeira vez, quatro filhos, entre cinco e 15 anos. "Aproveitei a oportunidade, vi o povo lá na rua comentando e cheguei aqui cedo hoje. Encontrei tudo organizado, peguei a senha, entrei na fila e a primeira já foi atendida. Achei tudo ótimo".
Aos 26 anos, Eliane Oliveira está desempregada e disse que vai transformar seu sorriso, pois os problemas na sua dentição são aparentes. "Vou poder sorrir para todo mundo e procurar trabalho com os dentes bonitos". A dona de casa Helena Souza, 38, afirmou que a comunidade precisa muito do Odontomóvel. "Isso aqui é uma maravilha para nós. Moro há 12 anos na Travessa Dom Avelar e, se não tivesse o atendimento aqui, eu iria precisar pagar uma consulta particular. Para minha filha também é importante, pois garante a saúde dela desde agora, que ainda é nova".
Rui disse que a ação do Governo do Estado tem o objetivo de melhorar a saúde das pessoas e se integra ao programa Pacto pela Vida, levando ações sociais e culturais às regiões mais carentes. "Estamos percorrendo todas as bases comunitárias. A primeira foi no Bairro da Paz, a segunda em Fazenda Coutos, agora, estamos aqui [Uruguai] e a próxima será em Vitória da Conquista. A adesão está tão boa e a avaliação tão positiva, que já pedi ao secretário [da Saúde] Fábio Vilas-Boas que fosse colocada outra carreta para podermos garantir que todas as bases sejam atendidas até o final do ano".
A coordenadora do Odontomóvel, Karina Quadros, observou que o atendimento é feito para todas as idades, sendo necessários apenas o cartão do SUS e a identidade. "Isso é muito importante, principalmente para as crianças. O cuidado permanente, desde pequeno, vai ter reflexo mais tarde, quando vierem os dentes permanentes".
A diarista Sandra Barreto mora na Baixa do Fiscal e levou ao dentista, pela primeira vez, quatro filhos, entre cinco e 15 anos. "Aproveitei a oportunidade, vi o povo lá na rua comentando e cheguei aqui cedo hoje. Encontrei tudo organizado, peguei a senha, entrei na fila e a primeira já foi atendida. Achei tudo ótimo".
Aos 26 anos, Eliane Oliveira está desempregada e disse que vai transformar seu sorriso, pois os problemas na sua dentição são aparentes. "Vou poder sorrir para todo mundo e procurar trabalho com os dentes bonitos". A dona de casa Helena Souza, 38, afirmou que a comunidade precisa muito do Odontomóvel. "Isso aqui é uma maravilha para nós. Moro há 12 anos na Travessa Dom Avelar e, se não tivesse o atendimento aqui, eu iria precisar pagar uma consulta particular. Para minha filha também é importante, pois garante a saúde dela desde agora, que ainda é nova".