Incêndios criminosos são debelados na Chapada Diamantina

Publicado: 19/11/2015

Focos de incêndio de grandes proporções foram debelados, na noite de quarta-feira (18), nas margens da BR-242, próximo à comunidade de São João e Pai Inácio, na Chapada Diamantina. Segundo o secretário estadual de Meio Ambiente, Eugênio Spengler, há evidências de que o sinistro foi criminoso. “Com a ajuda do Corpo de Bombeiros e dos brigadistas que dão suporte ao controle do fogo, conseguimos debelar a queimada. Hoje (nesta quinta-feira, 19), foi feito um rescaldo na área para impedir que surjam novos focos”.



Spengler disse ainda não saber a motivação do crime. “Essa ação prejudica toda a região, uma vez que há uma imensa perda de patrimônio biológico e ambiental local, com supressão de vegetação, animais, além de impactos sobre a água e emissão de CO² [gás carbônico] na atmosfera, interferindo no clima”. Ele solicitou às pessoas que refletissem “sobre o mal que estão fazendo à humanidade por conta dessa ação criminosa”.



De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros da Bahia, coronel Francisco Luiz Telles de Macedo, o fogo proposital deixa rastros, que se proliferam rapidamente. “O autor do sinistro tem a certeza que o fogo vai se alastrar, mas as equipes dos bombeiros, com apoio dos brigadistas e da comunidade local, não têm poupado esforços para combater os focos, dando um suporte fundamental ao combate”.



Até o momento, foram controlados os principais focos registrados entre os municípios de Lençóis e Palmeiras, na BR-242, nas proximidades do rio Mucugezinho, nas localidades de Campo São João, Morrão e Cercado, entretanto os brigadistas continuam no local como ação preventiva para que não haja reignição. Uma equipe com 15 bombeiros foi deslocada para Pindobaçu, onde novos focos foram registrados. Ali, já estão atuando as brigadas de Jaborandi e do próprio município. Outra equipe vai monitorar a região de Jacobina, também com outros pontos de incêndio, para traçar as ações necessárias. 



Soldado Muniz, morador da região e lotado na unidade do Corpo de Bombeiros de Lençóis, explicou que a região, apesar de difícil acesso, o trabalho ali executado tem sido feito de maneira eficaz. “A corporação está unida no combate aos focos de incêndio, com apoio decisivo dos brigadistas e da população. Além de combatermos a queimada, cuidamos sempre do colega ao lado, para garantir a segurança de todos. Muitas vezes nos vimos cercado por fogo, mas como conhecemos profundamente a área conseguimos criar rotas de fuga”.



Investimentos


 


O combate ao incêndio foi reforçado com a chegada – como anunciou no último domingo (15), o governador Rui Costa – de uma aeronave Hércules C-130, com capacidade para transportar 60 mil litros de água por cada viagem, e um helicóptero Super Puma da Força Aérea Brasileira (FAB). No total, segundo a Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) são 11 aeronaves (sete aviões e quatro helicópteros, incluídos os enviados pelo Governo do Estado) estão a serviço do programa Bahia Sem Fogo.



Essas aeronaves estão lançando rajadas de água sobre a região atingida e utilizadas para o transporte dos bombeiros e brigadistas aos locais de difícil acesso, além de monitoramento aéreo para subsidiar os rumos do combate. Este ano, o Governo da Bahia já investiu cerca de R$ 7 milhões para esse tipo de ocorrência, e, nesse momento, tem o apoio das prefeituras de Lençóis, Palmeiras, Wagner, Andaraí, Utinga e Iraquara. 



Focos




Segundo o coronel Telles, os focos de incêndio na Chapada Diamantina se encontram sob controle. “O grande problema é que a cada dia aparecem novos sinistros, que necessitam de combate”, disse, destacando que o trabalho tem também o reforço de 34 militares da FAB, 140 pessoas envolvidas na operação entre bombeiros, integrantes do Exército, brigadistas voluntários capacitados pela Sema, técnicos do Inema, de prefeituras locais e brigada do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo). Os municípios participam das operações disponibilizando de sete carros-pipas para que o fogo seja controlado o mais rápido. “A expectativa é debelar a maior parte dos focos nos próximos dias”.





A coordenadora de Fiscalização Preventiva do Inema e perita em incêndios florestais, Fabíola Cotrim, assegurou que serão realizadas nesta quinta-feira (19) novas ações,nas localidades de Barro Branco, Ouro Branco e Vale do Capão, com aeronaves articuladas com as brigadas e o Corpo de Bombeiros. “Hoje temos uma situação melhor, com ações bem mais sincronizadas”.