Expo Segurança integra ações do 4º Encontro Estudantil

Publicado: 02/12/2015

Crianças e adolescentes que chegam de toda a Bahia para participar do 4º Encontro Estudantil, que acontece na Arena Fonte Nova a partir de hoje (2) e que se estende até sexta-feira (4), também podem conhecer um pouco mais sobre as forças de segurança do estado. Localizados no G1 da Arena, estandes das polícias Militar, Civil e Técnica e do Corpo de Bombeiros apresentam boa parte do aparato disponível para a proteção da sociedade.


Nesta quarta-feira (2), primeiro dia do evento, foram mostradas as especificidades de cada órgão do Sistema Estadual de Segurança Pública e o funcionamento de suas ferramentas. “Eventos como estes surgem para quebrar o paradigma de que as policias trabalham em paralelo à sociedade”, disse o major Arnaldo Neto, diretor de Planejamento Integrado da Superintendência de Gestão Integrada da Ação Policial (Siap), um dos organizadores da exposição.


Neto argumentou ainda que “as policias trabalham para a sociedade” e que “hoje, nosso principal alvo são os jovens”. Explicou também que “precisamos lhes mostrar a importância da educação, para que a segurança pública do futuro seja ainda melhor”.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         


Apesar das inúmeras atrações, o estudante do 3º ano Kelvin Santos da Silva, 17 anos, da cidade de Gandu, declarou ter gostado mais dos aparatos demonstrados pela equipe de segurança pública. “Aprendi muita coisa. Eu me encantei com o estande dos Bombeiros, por estar concluindo um curso de segurança do trabalho, área que também tem foco na preservação de vidas. Aproveitei para tirar dúvidas sobre primeiros socorros”, ressaltou.


Aluno do Colégio Estadual Mário Costa Neto, Ebert Sacramento Conceição, 15, ficou entusiamado com os equipamentos do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope) e do “Caveirão”, veículo do Batalhão de Choque da PM. “Os instrumentos são muito legais, tudo bem profissional”, pontuou.


Quem não for estudante também pode acompanhar a exposição da SSP na Arena Fonte Nova. No estande do DPT, peritos exibiram equipamentos que identificam cédulas e cartões de crédito falsificados e maletas usadas nos locais onde ocorreram os delitos, para captação de vestígios deixados pelos criminosos.  O Ramam, aparelho que reconhece rapidamente drogas, e a Luz Forense, que distingue vestígios não visualizados a olho nu, também foram exibidos como itens indispensáveis para a agilidade na elucidação dos delitos. 


O Corpo de Bombeiros mostrou o trabalho das equipes do Grupamento Marítimo (Gmar) e do Salvar, além de equipamentos, como a câmera de busca em escombros e em meio líquido e o desencarcerador, utilizado para libertar vítimas presas em ferragens.


Afora o Batalhão de Choque e o Bope, a PM também participa do encontro com a Companhia de Policia de Proteção Ambiental (Coppa). Já a Polícia Civil tem na Delegacia Móvel, veículo empregado em grandes eventos a exemplo do Carnaval e da Copa do Mundo, como atração principal.