Bombeiros participam da festa de Santa Bárbara

Publicado: 04/12/2015

Patrimônio Imaterial da Bahia e exemplo de tolerância religiosa, a homenagem à Santa Bárbara abriu o calendário de festas populares no estado. Organizados pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, com apoio da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), por meio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), os festejos foram iniciados com uma missa, às 9 horas e prosseguiu com um cortejo, acompanhado por milhares de baianos e turistas.



A procissão passou pela Praça da Sé rumo ao Quartel do Corpo de Bombeiros, na esquina da Ladeira da Praça com a Baixa dos Sapateiros, onde a padroeira da corporação também foi homenageada. Os bombeiros militares baianos tiveram dois motivos para a celebrar a data em 2015: o retorno da festa ao quartel e o primeiro 4 de dezembro após a emancipação da unidade da Polícia Militar. 



Outra novidade deste ano foi o retorno do tradicional banho de mangueira, com água benta, que animou e refrescou os participantes do cortejo. Segundo a tenente Vanessa Matos, abrir o quartel para receber a santa e a comunidade é uma forma de aproximar o trabalho realizado pelos bombeiros da sociedade civil. “É uma festa para resgatar as tradições do Dia de Santa Bárbara”, enfatizou. 



Saindo do quartel, a imagem foi conduzida pela Baixa dos Sapateiros até o Mercado de Santa Bárbara, onde é servido o caruru, fazendo o caminho de volta à Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.


Exemplo 



Com uma flor vermelha enfeitando o cabelo e sorridente, Justiniana da Silva está presente às comemorações do Dia de Santa Bárbara há 44 anos. “Temos que prestar as homenagens e agradecer. Não é à toa que a festa acontece aqui no Pelourinho. É muita gente com energia boa”, declarou. 



O titular da Secult, Jorge Portugal, disse que a data representa mais do que uma festa religiosa. “Parte da minha emoção é por lembrar da minha mãe, devota de Santa Bárbara, e também pelo povo negro unido aqui, pedindo paz, pedindo amor, rogando por tolerância. Isso também é uma tradição. Essa é a forma de ser da Bahia, também um exemplo para o mundo”. 



A homenagem à religiosa simboliza “tudo que nós acreditamos, a fé e as políticas públicas caminhando juntas, o respeito, sobretudo ao ser humano, independente do credo”, enfatizou a secretária de Promoção da Igualdade Racial, Vera Lúcia Barbosa.



Paulo Sérgio Santos, que faz aniversário em 4 de dezembro, estava animado para continuar os festejos no Centro Antigo, mesmo após o término da celebração religiosa. “Hoje, dia do meu aniversário, comemoro com as pessoas nas ruas. Faço isso há muitos anos, porque tive a graça de nascer nesse dia”.



No período da tarde, Jorginho Commancheiro, Márcia Short e Juliana Ribeiro animaram a festa no Pelourinho. A programação no palco principal será encerrada com a apresentação dos Negros de Fé, a partir das 19h30. Simultaneamente outras atrações ocorrem nos largos Pedro Archanjo e Tereza Batista.