Oficiais da PM capacitados para atuar em jogos e grandes eventos

Publicado: 07/01/2016

Dezesseis oficiais da Polícia Militar se formaram nesta quinta-feira (7), no Curso de Policiamento em Eventos Especiais. O evento aconteceu na Arena Fonte Nova, às 9h, com a presença do comandante geral, coronel Anselmo Brandão. O curso do Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos (Bepe) prepara os oficiais para atuar em eventos com ênfase em praças desportivas e festas populares.


A terceira turma do curso, que aconteceu do dia 11 de novembro a 10 de dezembro, coordenado pelo capitão F. Fonseca, é formada por seis oficiais do Bepe e 10 de outras unidades como do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP), do Batalhão de Choque, da 2ª CIPM, do Batalhão de Polícia de Reforço Operacional (BPRO), 41ª CIPM, 23ª CIPM, 13ª CIPM e da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT-A)/ Rondesp Atlântico. Entre as atividades práticas desempenhadas e conteúdo teórico ministrado estão a coordenação e planejamento de eventos, o gerenciamento de crise, o manuseio de agentes químicos e material bélico, o controle de distúrbio civil, os fundamentos legais (legislação), o comportamento social em massa e os estágios operacionais que foram realizados na Arena, no Estádio de Pituaçu e no Barradão.


O tenente Lauria Neto, o tenente Leandro e o capitão Brito, respectivamente os três primeiros lugares de desempenho no curso, foram homenageados com uma placa. O comandante geral da PM, o comandante do Comando de Polícia Especializada (CPE), coronel Lázaro, e o ex-subcomandante do Bepe, atual comandante da 13ª CIPM, major Vinhático, também foram homenageados com placas de menção de agradecimento.


“O Bepe é um exemplo para batalhões de outros estados, pois conta com um grupo seleto de oficiais qualificados. O curso agrega ainda mais valor aos profissionais”, pontuou o comandante do Bepe, coronel Saulo. “A atuação do Bepe é diferencial, por isso percebemos a importância da expertise na atuação em jogos e grandes eventos. O curso oferece uma capacitação para aumentar o grau de profissionalismo dos policiais, por isso o nosso objetivo é fomentar e direcionar grande parte dos recursos para o ensino”, ressaltou o comandante geral, destacando a importância da qualificação contínua dos policiais militares.