Sema promove iniciativas de proteção ambiental com o apoio de catadores de materiais recicláveis

15/05/2024

A sede da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) recebeu representantes das cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis na manhã desta quarta-feira (15) para discutir um conjunto de ações voltadas para a valorização e suporte dos catadores de materiais recicláveis e o fortalecimento das iniciativas de proteção ambiental no estado.

Os representantes estiveram reunidos com membros da Superintendência de Inovação e Desenvolvimento Ambiental (SIDA) para tratar da elaboração da minuta de um decreto estadual que visa estabelecer um sistema de logística reversa de embalagens em geral. A logística reversa de embalagens permite que materiais que seriam descartados retornem ao ciclo produtivo, reduzindo o impacto ambiental e promovendo o uso eficiente dos recursos.

O encontro serviu para que os catadores, agentes essenciais no processo de reciclagem, tenham a oportunidade de contribuir com suas valiosas sugestões e compartilhar suas perspectivas únicas, como destaca a Superintendente Vânia Almeida, que declarou que este encontro não é apenas uma reunião formal, mas uma congregação de ideias, experiências e esperanças.

“Os catadores, que são os agentes essenciais no processo de reciclagem, têm a oportunidade de contribuir com suas valiosas sugestões e compartilhar suas perspectivas únicas. Afinal, são eles que lidam diariamente com os desafios e as realidades do manejo de resíduos.”, afirma a superintendente, que celebrou a oportunidade de escutar as vozes daqueles que lidam diariamente com os desafios e as realidades do manejo de resíduos.

“Este é um momento de celebração da colaboração e do compromisso coletivo com um planeta mais limpo e verde. A voz dos catadores está sendo ouvida, e suas mãos, que tanto trabalham para transformar resíduos em recursos, estão agora moldando o futuro das políticas ambientais do estado. É um passo audacioso rumo a um amanhã mais promissor para todos os baianos.”, completa.

Fotos: João Raimundo/ASCOM Sema