Sema media discussões sobre gestão de resíduos sólidos e economia circular em encerramento de Seminário

10/06/2024

A Secretária do Meio Ambiente (Sema) participou na última sexta-feira (07) do encerramento do Seminário da Semana do Meio Ambiente da Área de Proteção Ambiental (APA) Joanes – Ipitanga. Promovido pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e pelo Conselho Gestor da APA, o evento aconteceu no auditório do SENAI, em Lauro de Freitas. Iniciado na última quinta-feira (06), o seminário apresentou ao longo dos dois dias de realização as principais questões socioambientais que ocorrem no território da Unidade de Conservação (UC), abordando políticas públicas, iniciativas de organizações sociais e do setor produtivo.

Na manhã do último dia do seminário, o coordenador da Diretoria de Política e Planejamento (DIPPA) da Sema, João Paulo Ribeiro, foi o moderador de um dos eixos temáticos discutidos no evento, que tratou da gestão de resíduos sólidos. A discussão contou com palestras sobre a indústria da reciclagem de plástico, desafios e oportunidades na atuação da Cooperativa de Materiais Recicláveis de Camaçari.

“Tivemos uma participação mais efetiva no dia de hoje e pudemos montar essa mesa com a participação dos entes que compõem a cadeia da economia circular, além de apresentamos as iniciativas do governo, incluindo as políticas de resíduos e de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA), abordando o estado da arte dessas políticas no contexto do nosso estado. Foi um momento muito rico de compartilhamento com os gestores da APA, convidados do território e professores da área de educação do estado, para poder sensibilizar esse público quanto à importância da reciclagem dos materiais, da coleta seletiva e da reintrodução desses materiais na cadeia da economia circular.”, disse o coordenador.

Também presente na realização das atividades do eixo, o Diretor Presidente da Cooperativa de Materiais Reciclaveis de Camaçari (COOPMARC), Jeronimo Bispo, ressaltou a importancia da oportunidade que o evento ofereceu para falar da realidade daqueles que trabalham com os residuos solidos, incluindo as conquistos e os desafios a serem enfrentados.

“Fiquei muito feliz em poder ser convidado e participar do eixo, não só por ter apresentado nossas dificuldades na carreira da cooperativa, mas também as muitas vitórias que tivemos. O evento foi muito enriquecedor, pois tratou diretamente de resíduos sólidos, um assunto com o qual trabalho há 24 anos, assim como outras cooperativas das quais fazemos parte na Bahia.”, ressaltou o gestor.

Sobre a APA Joanes – Ipitanga

Um importante sistema de abastecimento de água para toda a Região Metropolitana de Salvador (RMS), a APA Joanes–Ipitanga contribui para a conservação e recuperação dos ecossistemas da área.

Com uma extensão de 64.430 hectares, esse sistema abrange partes dos municípios de Salvador, Simões Filho, Camaçari, Lauro de Freitas, Dias D’Ávila, Candeias, São Francisco do Conde e São Sebastião do Passé.