Sema e Inema participam da abertura da 18ª Bahia Farm Show

10/06/2024

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) estão presentes na 18° edição da Bahia Farm Show, a maior feira de tecnologia agrícola e negócios do Nordeste, que acontece entre os dias 11 e 15/06, na cidade de Luís Eduardo Magalhães. A edição deste ano destaca-se pela presença do estande do Programa Bahia +Verde, que levará diversas ações para a programação do evento, incluindo a realização de palestras e apresentação das políticas e projetos do Governo do Estado voltados à transição energética, regularização ambiental e sobre iniciativas de conservação, além de um espaço dedicado ao atendimento ao público, tanto dos expositores quanto dos visitantes da feira, localizado na Praça da Capela no complexo Bahia Farm.

A solenidade de abertura oficial do evento ocorreu na manha desta segunda-feira (10), com as presenças de gestores públicos municipais, estaduais e federais, representantes do setor agrícola, do comércio e de instituições de ensino, pesquisa e agências de fomento.

Representando o Governo do Estado, o secretário da Agricultura da Bahia, Wallison Tum, destacou as parcerias e os investimentos tanto na feira quanto na infraestrutura de estradas, energia e incentivo a projetos de conservação ambiental. “Trabalhando junto com os produtores rurais, o Governo da Bahia é hoje um dos maiores apoiadores da feira, além de incentivar novos modelos de produção que sejam alinhadas aos conceitos da sustentabilidade, como a bioenergia e sistemas produtivos com baixa emissão de carbono. Entendemos ser

Presente na cerimônia, o chefe de gabinete da Sema, André Ferraro, ressaltou a importância da participação da Gestão Ambiental da Bahia na feira. “É um espaço que reúne produtores rurais, gestores municipais e população em geral, de várias regiões do estado, uma oportunidade para fortalecer uma agenda positiva, de adoção de práticas agrícolas sustentáveis, junto a este setor tão importante para economia baiana. A temática do meio ambiente é uma pauta transversal e a Bahia vem capitaneando essa agenda da transição energética justa e propulsora de um desenvolvimento social e econômico com base na sustentabilidade”.

O evento é organizado pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), com o apoio da Abapa, Fundação Bahia e Assomiba.

O presidente da Bahia Farm Show e da Aiba, Odacil Ranzi, deu as boas-vindas aos presentes e falou sobre as conquistas do setor. “Essa é a edição que marca a maioridade da Bahia Farm, são 18 anos de avanços, caminhando com importantes aliados e investimentos em tecnologias. Importante destacar a parceria contínua com o Governo do Estado, é só olharmos para o que tem sido feito em toda a região, temos novas estradas, pontes e não menos importante o projeto Nascentes do Oeste, fomentado pelo Prodeagro, onde fomos premiados pela Agência Nacional de Águas (ANA) por conta da recuperação e proteção de 100 nascentes. Esse é nosso presente e tenho certeza que o futuro será ainda mais promissor para os produtores rurais”.

O coordenador da Unidade Regional do Inema, em Barreiras, Saul Reis, também participou da abertura oficial do evento. “Alguns dos temas que serão abordados durante a programação da feira, incluem atividades de competência da UR. Então, a equipe da regional estará aqui presente para dar o suporte necessário e esclarecer as principais dúvidas sobre os procedimentos de regularização ambiental e demais atos autorizativos vinculados ao Inema”.

Realizada anualmente, a feira deve superar este ano a marca de 100 mil visitantes, com mais de 434 empresas expositoras com foco em soluções produtivas, tecnológicas e inovações para os diversos tipos de cultura e safras.

Foto: Matheus Lemos/Ascom Sema