Convocatória Ocupe Seu Espaço seleciona propostas artístico-culturais para equipamentos culturais do estado

06/07/2024
ocupe

Propostas podem ser enviadas de 6 a 26 de julho para ocupar gratuitamente espaços culturais em toda a Bahia

 

A Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA) está com a convocatória Ocupe o Seu Espaço aberta e recebe propostas de 6 a 26 de julho neste link. O objetivo é selecionar propostas artístico-culturais para a ocupação das salas de espetáculos, anfiteatros, foyers/galerias, áreas externas e salas multiuso dos 17 Espaços Culturais da SecultBA entre 22 de agosto de 2024 a 15 de fevereiro de 2025. A novidade desse ano é que as propostas selecionadas ocuparão gratuitamente os espaços culturais.

 

Para o secretário de Cultura da Bahia Bruno Monteiro, o Ocupe Seu Espaço impulsiona a difusão, democratiza o acesso e dinamiza a programação dos equipamentos culturais do estado. “Entregamos diversos equipamentos culturais, como bibliotecas, sala de cinema totalmente reformados em 1 ano e meio, incluindo os três Centros de Cultura. Mas eles só ganham sentido de fato quando ocupados pelos agentes culturais dos Territórios, por isso a importância da Convocatória Ocupe Seu Espaço. Ao convocar fazedores e fazedoras de cultura de toda a Bahia a ocuparem os nossos centros de cultura, diversificamos a oferta de atividades e damos a oportunidade para mais pessoas desenvolverem seus trabalhos artísticos e culturais com o apoio do governo do estado”, diz. 

 

A convocatória contribui para o cumprimento das políticas culturais na dimensão territorial da cultura, através de pautas gratuitas, com projetos culturais em seus diferentes formatos: criação, pesquisa, ensaio, residência; apresentações e atividades abertas ao público; ações de formação e intercâmbio, dentre outras. 

 

Podem ser inscritas propostas nas áreas de teatro, circo, música, dança, artes visuais, artesanato, literatura, audiovisual, videomapping, performances, discotecagem, culturas digitais, economia criativa, culturas populares, culturas identitárias, formação artística e/ou cultural que proporcionem interações entre a comunidade, o espaço, a cidade e o território de identidade, conforme prevê a Lei Orgânica de Cultura do Estado da Bahia (12.365/2011). As propostas selecionadas não receberão apoio financeiro.

 

+1 Equipamento Cultural – Fazem parte da convocatória 17 Centros de Cultura administrados pelo Governo da Bahia. Em Salvador, participam os seguintes espaços: Casa da Música, Centro Cultural Plataforma, Espaço Xisto Bahia e Espaço Cultural Alagados. Em outras cidades da Bahia, participam: Casa de Cultura de Mutuípe (Mutuípe), Centro de Cultura ACM (Jequié), Centro de Cultura Amélio Amorim (Feira de Santana), Centro de Cultura de Alagoinhas (Alagoinhas), Centro de Cultura João Gilberto (Juazeiro), Cine Teatro Lauro de Freitas (Lauro de Freitas), Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima (Vitória da Conquista) e Centro de Cultura de Porto Seguro (Porto Seguro).

 

O Ocupe Seu Espaço é uma ação da Diretoria de Espaços Culturais (DEC), da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult) da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). 

 

Serviço

O que? Convocatória Ocupe Seu Espaço

Quando? de 06/07/2024 a 26/07/2024 

Onde? As inscrições devem ser feitas neste link